DANTE FERRASOLI
SÃO PAULO, SP – “A felicidade pode ser encontrada até nos tempos mais escuros. Basta que alguém se lembre de acender a luz.”
Foi com essa frase de Alvo Dumbledore, personagem de ‘Harry Potter”, que a adolescente Cassidy Stay, 15, se despediu da família e comoveu J.K. Rowling, autora da série.
Stay é a única sobrevivente de uma chacina que abalou a pequena cidade de Spring, no Texas (EUA). Na tragédia, ocorrida no mês passado, Ronald Lee Haskel Jr, 33, ex-marido de uma tia da garota, matou os pais, dois irmãos e uma irmã da jovem.
Ela só sobreviveu porque se fingiu de morta após levar um tiro de raspão na cabeça.
Stay ainda conseguiu ligar para a polícia e informar que Haskel se dirigia à casa de seus avós, o que provavelmente salvou a vida deles. A polícia conseguiu capturar o suspeito, que segue preso na prisão do condado de Harris, também no Texas. Ao ser acusado formalmente pelos homicídios, o homem desmaiou e teve de ser retirado de cadeira de rodas da audiência.
A história teve enorme repercussão nos EUA. Após campanha nas redes sociais para que Rowling conhecesse a jovem pessoalmente, a escritora enviou-lhe uma caixa de presentes e duas cartas fictícias, uma assinada por Dumbledore e outra de aceitação para Hogwarts, a escola de bruxos da série. Uma porta-voz da autora confirma a história, mas não revela o conteúdo da mensagem: “Confirmamos que Rowling enviou a carta. Seu conteúdo, entretanto, é particular”. Quanto às duas se conhecerem pessoalmente, ela diz que não vai comentar o assunto, mas que a história é impressionante.
Internautas já arrecadaram mais de US$ 400 mil (cerca de R$ 910 mil) em fundos para os Stay, que pediram para que as doações parassem: “Atingimos uma marca impressionante neste site (de doações) e queremos fechá-lo. Expressamos nossa eterna gratidão a todos que contribuíram”. A porta-voz da família, Mary Flood, sugere que os internautas aproveitem a onda de generosidade e continuem ajudando outras pessoas.
Contatada pela reportagem, Flood disse que a família pede que “respeitem sua privacidade” e que nem Cassidy nem seus avós ­com quem a garota vive agora­ se pronunciarão sobre o ocorrido.