PATRÍCIA BRITTO
SÃO PAULO, SP – A ala do PMDB de Goiás ligada ao empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, aderiu à candidatura do governador Marconi Perillo (PSDB), que disputa a reeleição, e está desfalcando a campanha do ex-governador Iris Rezende (PMDB).
Os dissidentes ganharam cargo na campanha tucana e ocupam até uma sala no comitê central de Perillo. Júnior Friboi (PMDB) desistiu de concorrer ao governo após disputar a indicação com Rezende. Ao retirar a pré-candidatura, em maio, criticou a divisão da sigla.
Desafeto de Rezende, o ex-deputado Frederico Jayme, que já presidiu o Tribunal de Contas local, se tornou um dos coordenadores políticos da campanha de Perillo.
Ele divide uma sala no comitê tucano com o advogado Robledo Rezende, que coordenou a pré-candidatura de Júnior Friboi. Ambos buscam atrair mais peemedebistas à campanha do governador.
Nas contas dos dissidentes, 19 dos 55 prefeitos peemedebistas no Estado já estão com o PSDB, além de ex-deputados e ex-secretários.
‘Não saímos do PMDB, mas hoje o melhor projeto para Goiás é o de Perillo‘, disse Robledo Rezende. Segundo Jayme, os dissidentes ficaram insatisfeitos com a suposta atuação de Rezende para incentivar a desistência de Friboi.
‘Houve um desalento porque não é a primeira vez que o Iris faz isso, é histórico. Toda eleição ele puxa o tapete de alguém‘, afirmou.
“EXPULSÃO”
Coordenador da campanha de Iris Rezende, o deputado Sandro Mabel (PMDB) diz que o partido iniciará processos para expulsão dos dissidentes a partir de 8 de setembro. Ele afirmou, porém, que os desfalques não terão impacto na campanha porque também há dissidentes tucanos que apoiam o PMDB.
De acordo com pesquisa Ibope realizada de 10 a 12 de agosto, Perillo tem 41% das intenções de voto, seguido por Rezende, com 28%. Já Vanderlan Cardoso (PSB) aparece com 6%, e Antônio Gomide (PT), 5%. Os demais candidatos somam 2%.