RIBEIRÃO PRETO, SP – Enfrentando um severo racionamento de água, a Prefeitura de Casa Branca (a 240 km de São Paulo) iniciou campanha para arrecadar canos para montar uma tubulação que permita fazer a captação em uma represa particular.
Neste sábado, o governo conseguiu arrecadar os 2.000 metros de tubos necessários e as obras devem iniciar na segunda-feira (1º).
O agravamento da seca nos últimos dias fez a prefeitura ampliar pela segunda vez em seis dias o horário de racionamento na cidade.
O corte de água das 4h às 23h –19 horas por dia– começou neste sábado (30). Antes, os 29,7 mil habitantes ficavam sem água das 6h às 21h.
De acordo com Luiz Carlos Fernandes Bueno, diretor do departamento de água, a represa Sítio dos Covas, responsável pelo abastecimento da cidade, está com apenas 10% da capacidade. Para este final de semana, a captação será feita diretamente no córrego Lambari.
“O reservatório está muito baixo, ele não vai aguentar o final de semana. Por isso, vamos captar água direto do córrego”, disse Bueno.
Segundo Bueno, apesar do racionamento o consumo de água no município não reduziu. “Quando liberamos a água, os moradores voltam a desperdiçá-la, lavando calçadas e quintais mesmo a noite”, disse Bueno.
Para conter o consumo, a prefeitura aumentou, em agosto, a tarifa para R$ 1,76 por mil litros. O valor é 2,6 vezes maior que o anterior. Também instituiu uma multa, no valor de um salário mínimo, para o desperdício de água.
De acordo com Bueno, no entanto, cerca de cem multas já foram aplicadas, mas nenhuma delas foi paga.
“Estamos estudando outras medidas que possam ser mais efetivas. As pessoas não se conscientizam sobre a falta de água, nem mesmo sendo multadas. Vamos ver se há uma forma de cortar a água daqueles que desperdiçarem”, disse Bueno.
REPRESA PARTICULAR
A captação de água na represa particular, localizada a dois quilômetros do reservatório do município, é a alternativa para reforçar o potencial de abastecimento da cidade.
De acordo com Bueno, a captação na represa deve garantir 90 mil litros hora, o que corresponde a um terço do consumo do município.
“Começaremos a obra na segunda-feira e espero até o final da semana já ter concluído a construção da tubulação e já iniciar a captação”, disse o diretor.
Desde julho, Casa Branca já capta água em um açude particular, no entanto o volume é suficiente apenas para 15% de sua população. Outras cinco cidades do interior também “importam” água para evitar o desabastecimento.