JOÃO PAULO BENINI
SÃO PAULO, SP – No último jogo do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro conquistou mais uma vitória, está há dez jogos sem perder e manteve o 100% de aproveitamento no Mineirão, com sete triunfos em sete jogos. A vítima da vez foi a Chapecoense, por 4 a 2.
Os gols do líder do campeonato foram todos anotados na segunda etapa, com Léo, aos 4 min, Marcelo Moreno, aos 5 e 25, e Alisson, aos 12. Zezinho abriu o placar para a Chapecoense, aos 10 min do primeiro tempo, e Bruno Rangel descontou aos 24 do tempo complementar.
Com os dois gols marcados hoje, Marcelo Moreno chega a nove no Brasileiro e divide a artilharia com o também cruzeirense Ricardo Goulart. Além disso, Moreno chegou aos 37 gols marcados pelo Cruzeiro e tornou-se o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube, à frente do argentino Walter Montillo (36 gols) e atrás do espanhol Fernando Carazo (44 gols).
A vitória deixa o Cruzeiro com 42 pontos, três a mais que na virada de turno na temporada passada quando foi campeão e oito à frente do vice-líder Internacional, com 34. A Chapecoense permanece com 19 pontos e ocupa a 15º colocação.
Na abertura do segundo turno a Chapecoense recebe o Goiás, no sábado, às 21h, na Arena Condá, enquanto o Cruzeiro viaja ao Rio de Janeiro, onde enfrenta o Fluminense no Maracanã, no próximo domingo, às 16h.
A PARTIDA
O início de jogo foi de muito estudo por parte das equipes, com toque de bola no meio campo, mas sem chances reais de gol.
A primeira chegada cruzeirense aconteceu aos 7 min, em chute de Éverton Ribeiro da entrada da área, defendido pelo goleiro Danilo. Na sequência, em cobrança de escanteio, o zagueiro Dedé subiu sozinho, mas cabeceou para fora.
A resposta catarinense aconteceu já minuto seguinte, em cabeçada para fora de Bruno Rangel.
Aos 10 min, o volante Dedé recebeu na intermediária e arriscou o chute, a bola desviou em Zezinho e foi ara o fundo do gol, sem chances para o goleiro cruzeirense Fábio.
Após levar o gol e com dificuldades para furar o sistema defensivo catarinense, o Cruzeiro passou a levantar muita bolas na área, foram 20 ao todo, mas contou com grande atuação do goleiro Danilo.
Na segunda etapa, o técnico Marcelo Oliveira promoveu a entrada de Alisson no lugar de Willian e mudou a cara do jogo.
Logo aos 4 min, Alisson desceu pela esquerda, fintou o defensor catarinense e cruzou na cabeça de Léo, que finalizou sem chances para Danilo.
No minuto seguinte, aos 5, o time mineiro inverteu o lado, foi ao ataque com o lateral Mayke, que cruzou para o centroavante Marcelo Moreno virar o jogo e marcar seu oitavo gol no Brasileiro.
O terceiro gol do Cruzeiro saiu novamente pela direita, aos 12 min. Mayke cruzou na área, Danilo falhou na tentativa de corte e a bola sobrou para Alisson finalizar de pé direito, sem chances para a defesa catarinense.
A Chapecoense descontou com Bruno Rangel, aos 24 min, após cruzamento de Tiago Luis e finalização no canto direito de Fábio.
Um minuto depois, aos 25, Marcelo Moreno marcou seu segundo gol, também de cabeça, após passe de Mayke pela direita.
O time catarinense ainda tentou de fora da área com Tiago Luis, aos 42 min, para boa defesa de Fábio.
O último lance de perigo no jogo foi com Alisson, aos 46 min. Ele recebeu passe na área e finalizou forte para defesa de Danilo.

CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Leo, Dedé e Samudio; Henrique, Lucas Silva (Nilton), Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian (Alisson) e Marcelo Moreno (Dagoberto). Técnico: Marcelo Oliveira

CHAPECOENSE
Danilo; Ednei, Rafael Lima, Jailton e Neuton; Wanderson, Dedé (Tiago Luís), Abuda (Diones), Zezinho e Camilo (Ricardo Conceição); Bruno Rangel. Técnico: Celso Rodrigues

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Heronildo Freitas da Silva
Renda/Público: R$ 1.203.320,00 / 26.682 pagantes
Cartões amarelos: Ricardo Goulart, Henrique, Éverton Ribeiro, Lucas Silva (CRU); Ednei, Abuda, Zezinho (CHA)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Zezinho, aos 10min do 1º tempo; Leo, aos 4min do 2º tempo; Marcelo Moreno, aos 6min do 2º tempo; Alisson, aos 12min do 2º tempo; Bruno Rangel, aos 24min do 2º tempo; Marcelo Moreno, aos 26min do 2º tempo