SÃO PAULO, SP – A Caixa Econômica Federal irá promover, entre 4 e 6 de setembro, um feirão que oferecerá linha de financiamento para compra de veículos novos e usados com taxa de juros a partir de 0,93% e carência de três meses para início do pagamento. Chamada de Salão Auto Caixa, a ação irá irá colocar três mil gerentes de plantão em cerca de 1.100 concessionárias no país. O banco estima que sejam financiados R$ 300 milhões durante o período do feirão. A lista de concessionárias participantes do Salão Auto Caixa está disponível no site. Em abril de 2014, a primeira edição do feirão financiou R$ 228,6 milhões.

CRISE

O feirão do banco estatal é mais uma medida para tentar reaquecer o mercado automotivo no país, que sofre forte retração no ano de 2014. A produção no setor recuou 17,4% na comparação dos sete primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2013. A queda nas vendas e exportações fez com que interrupções temporárias de contratos de empregados e paradas nas linhas de montagem automotiva virassem rotina em 2014. A

penas nesta semana, duas montadoras anunciaram medidas para ajustar sua produção à demanda do mercado. Na segunda-feira (25), a Volkswagen anunciou o início de um período de férias coletivas de dez dias para funcionários da fábrica da montadora em Taubaté (a 149 km de São Paulo).

Na terça-feira (26), foi a vez da General Motors do Brasil suspender temporariamente o contrato de trabalho de 930 funcionários da fábrica da montadora em São José dos Campos (a 97 km da capital paulista).