SÃO PAULO, SP – Integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) desocuparam na manhã deste domingo (31) a área conhecida como Copa do Povo, na zona leste de São Paulo. As informações são da Agência Brasil.
A saída dos sem-teto havia sido acordada com a Justiça no começo em julho. Na época, o MTST se comprometeu em sair do espaço em 45 dias.
O movimento chama o ato de “saída provisória”, já que o acordo foi feito mediante o compromisso da dona do terreno em vender o local e das três esferas governamentais transformarem o local em moradia popular.
O terreno de 150 mil metros quadrados -equivalente a 15 campos de futebol- foi invadido por mais de mil pessoas ligadas ao MTST um mês antes da Copa.
No começo deste mês, o prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou uma lei que viabiliza a utilização da área pelo movimento sem-teto que a invadiu há pouco mais de três meses.
A medida gerou uma reação do Ministério Público que pediu para o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Marcio Elias Rosa, avalie-a como inconstitucional.
De acordo com a promotoria, a transformação da área em zona de interesse social não foi acompanhada de “estudos técnicos” e de “amplos debates com a população”.
No entendimento dos promotores, a viabilização da área para a construção de casas populares poderá interferir na fila habitacional de São Paulo priorizando integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) responsáveis pela invasão do terreno.
A expectativa do líder do MTST Guilherme Boulos é que sejam construídas entre 3 mil e 3,5 mil apartamentos na área que tem aproximadamente 150 mil metros quadrados.
“Depende da aprovação do projeto de engenharia e arquitetura da obra, que já começou a ser feito”, disse. O empreendimento será construído por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida em parceria com o MTST.