Cerca de 40 mil pessoas participaram, ontem, do Desfile Cívico Militar do Pinheirinho. O evento abriu as comemorações da Semana da Pátria. Além das 8 mil pessoas que participaram do desfile, mais 32 mil acompanharam o evento nas ruas da região. Ao longo da semana, outros eventos também marcam as comemorações da Independência do Brasil.

O desfile de ontem começou na Rua da Cidadania e seguiu por aproximadamente 800 metros pela Avenida Winston Churchill. O desfile foi aberto pela Banda Lira, e teve a participação do Exército, Cindacta, as Polícias Militar, Civil e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Guarda Mirim, União dos Escoteiros do Brasil, Secretaria Municipal de Saúde, Fundação de Ação Social (FAS), entre outros.

Os estudantes foram maioria no desfile. Vinte e três escolas municipais, quatro colégios estaduais, além de instituições de ensino privadas percorreram a Winston Churchill.

O Colégio Estadual Avelino Antônio Vieira, no bairro Fazendinha, também vai promover um desfile cívico no dia 5 de setembro, a partir das 8 horas. A diretora da escola, Tania Mara Morais Cordeiro, conta que vão participar os 1.400 alunos da instituição, além de estudantes de escolas municipais da região que foram convidadas para o evento. A expectativa é de que 2 mil crianças e adolescentes percorram as ruas no entorno da escola. Nosso objetivo é estar presente na comunidade, diz a diretora.

RMC — Municípios da Grande Curitiba também anteciparam o desfile cívico para o fim de semana que passou. Em Pinhais, o desfile aconteceu no sábado, na Avenida Camilo Di Léllis, no centro da cidade.