MANAUS, AM – Pesquisa Ibope divulgada no sábado (30) mostra empate entre o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), e o candidato do PMDB no Estado, Helder Barbalho, na corrida eleitoral pelo Executivo.
De acordo com o instituto, os dois candidatos têm 40% das intenções de voto cada, seguidos de longe por Zé Carlos (PV) e Marco Carreca (PSOL), com 2% cada. Elton Braga (PRTB) e Marco Antonio (PCB) aparecem com 1% cada. Brancos e nulos somaram 5%, e 9% não sabem ou não responderam.
Com 15 partidos, Jatene tem a maior coligação na corrida por seu terceiro mandato como governador e, em sua campanha, tem enumerado suas realizações e criticado o legado herdado pelo governo do PT -em 2010, ele derrotou a governadora petista Ana Júlia Carepa.
A coligação de Barbalho, filho do senador Jader Barbalho, soma 11 partidos e usa a figura do ex-presidente Lula para alavancar a campanha. Em seu programa, ele foca em “mudanças”, e relembra as realizações feitas pelo governo do PT no país. O partido de Lula apoia Barbalho no Pará.
O Ibope também mediu o índice de rejeição dos candidatos: Jatene lidera com 30%, contra 23% de Barbalho. Elton Braga e Zé Carlos têm 12% cada.
Foi a segunda pesquisa feita pelo Ibope no Pará. No primeiro levantamento, divulgado no dia 18 de agosto, o cenário era parecido: Helder tinha 38%, contra 37% de Simão Jatene. O resultado representava empate técnico, já que a margem de erro era de três pontos percentuais, para mais ou para menos -a mesma da atual pesquisa.
O levantamento foi feito entre os dias 24 e 27 de agosto, e 812 eleitores em 43 municípios do Pará foram entrevistados. A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal e registrada no TRE-PA sob o número 00008/2014, e no TSE sob o número BR-00459/2014.