BRASÍLIA, DF – O coordenador da campanha de Aécio Neves (PSDB) à Presidência, o presidente do DEM, José Agripino Maia (RN), disse nesta segunda-feira (1) esperar a união do PSDB com o PSB em um eventual segundo turno com a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, nas eleições de outubro. Ao afirmar que Aécio vai apoiar Marina se a candidata chegar ao segundo turno, o democrata disse que o objetivo maior da coligação do tucano é “derrotar o PT”. “O PSB tem afinidades muito antigas conosco, desde o tempo do Eduardo Campos. O inimigo maior a ser batido é o PT. Tanto pode dar Aécio apoiando a Marina quanto o contrário”, afirmou.

Agripino disse que os militantes e a “tropa” do PSDB estão animados com a possibilidade de Aécio chegar ao segundo turno. “O esforço dos três partidos da nossa coligação é que o Aécio chegue ao final da disputa. Estamos trabalhando com esse objetivo.”

Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (29) mostrou Marina empatada numericamente com Dilma na disputa pelo Palácio do Planalto. As duas candidatas têm 34% das intenções de votos, seguidas por Aécio, com 15%. No teste de segundo turno, Marina seria eleita presidente da República com dez pontos de vantagem sobre Dilma: 50% a 40%. Os dados mostram fortalecimento da candidatura Marina, inscrita como cabeça de chapa do PSB após a morte de Eduardo Campos num acidente aéreo, em 13 de agosto.

Em relação ao levantamento anterior do instituto, feito imediatamente após a tragédia, Marina apresenta melhor desempenho tanto na simulação de primeiro quanto na de segundo turno. No intervalo de duas semanas, ela cresceu 13 pontos no teste de primeiro turno, enquanto Dilma oscilou dois pontos para baixo.

A pesquisa mostra ainda recuo das intenções de voto em Aécio Neves (PSDB), afastando sua chance de disputar um segundo turno. No levantamento com todos os candidatos, o tucano caiu de 20% para 15%. Num eventual confronto final contra Dilma, ele perde por 48% a 40% (o Datafolha não investigou a hipótese de segundo turno entre Aécio e Marina).