SÃO PAULO, SP – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Mauro Borges, defendeu uma participação mais ativa da Alemanha na criação de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
Borges participou do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Hamburgo, na manhã desta segunda-feira (1º).
Em seu discurso, o ministro afirmou que o país já possui uma proposta estruturada para o acordo comercial, mas que “o apoio da Alemanha é fundamental e decisivo para o avanço das discussões”. “Brasil e Alemanha são essenciais para as propostas de acordo Mercosul e União Europeia”, disse.
O ministro também disse que há consenso no Brasil a respeito da necessidade de realizar uma reforma tributária, com uma progressiva diminuição de tarifas, para que as taxas estejam alinhadas às demandas do século 21. Borges ressaltou que a medida é “importante para a guerra à burocracia”.
Dentre as autoridades alemãs que participam do evento estão o presidente da Federação das Indústrias Alemã, Urlrich Grillo, e o secretário de Estado da Economia e Energia da Alemanha, Stefan Kapferer.
O secretário alemão também discursou nesta segunda-feira (1º). Em seu pronunciamento, Kapferer afirmou que a Alemanha tem “grande preocupação” com o protecionismo adotado por países do Mercosul e pediu para que o governo brasileiro exercesse sua liderança na região, com o objetivo de eliminar as barreiras ao comércio.