O segmento é novo no Brasil, mas está tomando conta do mundo. Turismo que foge dos grupões, das muitas escalas e cidades visitadas em poucos dias, das intermináveis viagens de ônibus, que mal chegam a um lugar, já estão retomando estradas.

Turismo de luxo é experiência única, conforto no tamanho certo, mais elegância do que ostentação ou brilhareco. Pode ser um luxo a cabana de praia isolada, que tem chão de areia. Pode ser um luxo poder ver, em poucas oportunidades, o piso de mosaicos da Catedral de Siena, que levou quinhentos anos para ficar pronto (1330-1800), tem cinquenta painéis e é trabalho de cinquenta artistas famosos.

Pode ser um luxo escolher um hotel tradicional em Paris, para curtir uma atmosfera de lar. Ou procurar um ambiente super moderno e sofisticado em Roma, a Cidade Eterna.

É um luxo percorrer tantos séculos de história e cultura nos museus e monumentos, e depois passar para um ambiente futurista, que reúne tudo o que o homem inventou para tornar seu banho ou sua cama mais confortável.

A BLTA – Brazilian Luxury Travel Association –  apontou que em 2011, o número de passageiros no segmento luxo foi de 7.950 passageiros, com faturamento total de 79 milhões. Na hotelaria, o total de hóspedes em 2011 foi de 149.519 hóspedes e o tempo médio nos hotéis e pousadas da BLTA foi de até 3 dias.

A metade dessa clientela especial é do mercado corporativo, tendo negócios como principal objetivo. 36% dos hóspedes viajam por lazer e preferem os endereços mais sofisticados. E 10% dos clientes são participantes de congressos e eventos.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Decoração inspirada na cultura árabe, no One&Only de Dubai

ONE&ONLY E RESORTS ESPECIAIS
Mergulhar nas Grandes Barreiras de Corais de Austrália, fazer aulas de surf em Los Cabos, cuidar da silhueta nas Bahamas, degustar vinhos na África do Sul ou ter aulas de árabe em Dubai. Tudo é luxo.

Os oito resorts da rede no mundo oferecem o Palmillan em Los Cabos, local tradicional de surf desde os anos 60 e um dos melhores points para o esporte no México. O Hayman Island tem aulas de mergulho na Austrália. O Ocean Club, nas Bahamas, garante saúde com natureza, no programa Techgym, utilizando equipamentos de ponta, personal trainer e alimentação balanceada e saudável.

Mas é em Dubai que se desvenda o mundo dos mistérios árabes. A One&Only tem duas propriedades: o Royal Mirage, a elegância de uma arquitetura milenar transportada para os confortos modernos, com móveis em marchetaria de metais e madrepérola sobre madeiras preciosas. Todo um clima perfeito para curtir a praia, aproveitar o bar que tem por teto um céu estrelado, curtir a boa cozinha nos restaurantes temáticos.

Grande piscina, em frente à praia, no One&Only de Dubai

No The Palm, a opção é embarcar para uma pesca submarina, garantindo lembranças para toda a vida.

Em Cape Town o hotel One&Only tem uma das maiores coleções de vinhos da África, com 5 mil garrafas. Uma vez ao mês o chef Reuben Riffel cria um jantar especial, com cardápio harmonizado pelo sommelier Luvo Vtzo, que foi considerado o melhor da África do Sul em 2012.

No Le Saint Géran, Ilhas Maurício, o golfe é a principal atração. Com academia, campos de golfe, instrutores que recebem jogadores de todos os níveis, programa para toda a família.

Nas Maldívias, o Reeth Rah é escolha para os que gostam de praias isoladas, areias brancas e mar transparente. Aulas de  pintura, cerâmica, scrap-book e máscaras decorativas ajudam a passar o tempo. Uma boa lembrança de viagem.

Os próximos resorts a serem inaugurados: Sanya, Hainan (China), Montenegro (primeiro resort na Europa), Jeddah, na Arábia Saudita. Saiba mais no www.oneandonlyresorts.com


Nos cerca de 50 shoppings de Dubai, atrações especiais vão de pista de patinação no gêlo a imensas cascatas


DESTAQUES CATARINENSES


Toda a modernidade dos Emirados Árabes em Dubai

ESTÂNCIAS HIDROTERMAIS
Santa Catarina, com o privilégio de praias de grande beleza, muita cultura europeia e conforto na hotelaria,  tem ainda as famosas estâncias hidrotermais, — são pelo menos 14 — com águas que variam entre 33º C a 40º C.

A primeira do Brasil foi Santo Amaro da Imperatriz, estância hidromineral Caldas da Imperatriz, descoberta em 1813. Ganhou o nome porque foi visitada por D. Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina, em 1845.

O roteiro das descobertas segue para Gravatal, Tubarão, Santa Rosa de Lima, Itá, Treze Tílias, Piratuba, Videira, Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos, Quilombo e São João do Oeste. Nos muitos hotéis, de vários níveis,  740 leitos esperam para o descanso que todos merecem.

Além das águas medicinais, para tratamentos ou relax, a região atrai o turista por casa de influência da imigração alemã, a beleza do cenário de montanhas, praias e cidades típicas, a boa gastronomia, o conforto. Um turismo para ser curtido o ano todo.


O prédio mais alto do mundo, orgulho de Dubai, refletido no espelho d’água

VIDA CAMPESTRE
Santa Catarina é o berço do turismo rural no Brasil, combinando atrativos de cada região com mais de  60 pousadas e hotéis fazenda espalhados por 30 municípios. São praias, campo, montanhas, rios oferecendo o que há de melhor para diversão, lazer e descanso.

Um turismo que oferece no verão a colheita da uva e da maçã. No inverno, o espetáculo de neve, raro mas sempre belo. O frio propicia noites agradáveis em torno de fogões à lenha e lareiras, nas aconchegantes pousadas. Nas cidades principais – Joinville, Blumenaus, Florianópolis – a vida cosmopolita, cheia de atrações, comércio e conforto.


Pratos típicos no restaurante temático do One&Only

DUAS RODAS
Santa Catarina sempre foi famosa por causa das bicicletas, que no passado eram o principal meio de transporte nas cidades .Hoje é o turismo que reúne gente entusiasmada, pronta para apreciar a natureza e a fazer boas amizades. Os catarinenses foram os primeiros no Brasil a criarem roteiros turísticos em viagens curtas, sempre com apoio de guias locais e empresas especializadas.

No cicloturismo, a velocidade é o que menos importa. O objetivo é o de aproveitar ao máximo as belezas da paisagem, a cultura local, os melhores lugares para degustar os pratos regionais. O circuito pioneiro foi o do Vale Europeu, criado em 2006, passando pelas cidades de Timbó, Pomerode, Indaial, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rodeio, Apiúna e Ascurra.

Nos trajetos, o asfalto é trocado pelas estradas de terra, trilhas e caminhos em meio à natureza, mais calmos e menos perigosos. Há roteiros organizados nas regiões da Grande Florianópolis, Costa Verde e Mar, Serra Catarinense e Caminho dos Cânions. Também existe a Rota das Baleias, circuito de bicicleta que passa pelas praias de Laguna até Palhoças, programa que começa em junho e vai até novembro, temporada em que aparecem as baleias francas. E em Aparados da Serra são seguidas as trilhas das bordas dos cânions Itaimbezinho e Fortaleza. Uma opção e tanto, para quem gosta de pedalar.