SÃO PAULO, SP – Em nota oficial publicada em seu site na noite desta segunda-feira (1º), a diretoria do Grêmio anunciou que suspendeu por tempo indeterminado a torcida organizada Geral do Grêmio após os cânticos de cunho racistas na vitória sobre o Bahia, no último domingo (31), pelo Campeonato Brasileiro.
Durante este jogo, o primeiro na Arena do Grêmio após o episódio de racismo contra o goleiro Aranha, do Santos, os torcedores desta uniformizada, que já estava punida pela Promotoria do Torcedor, cantaram canções que continham a palavra “macaco”.
Segundo o comunicado, assinado pelo Conselho de Administração do Grêmio, os atos desta torcida organizada “tiveram claramente o objetivo de prejudicar o clube”.
Além da suspensão “de qualquer atividade”, a Geral do Grêmio foi proibida também de utilizar as marcas de propriedade intelectual do clube. O texto traz que a agremiação gremista tem trabalhado para identificar possíveis sócios envolvidos no episódio para “ultimar medidas administrativas visando seu desligamento da atividade associativa e da frequência ao estádio, se for o caso”.
“O Clube, diante dos últimos fatos ocorridos em relação ao campo de jogo, estudará, em conjunto com a Arena, formas de evitar que novos incidentes acarretem em multas, perda de mandos de campo e prejuízos à imagem do clube e de sua ordeira torcida”, diz um dos tópicos do aviso.