RIBEIRÃO PRETO, SP – A primavera, que começa no dia 23 deste mês, deverá fazer com que o tempo em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), assim como em boa parte de São Paulo e do Sudeste, seja menos seco, menos quente e mais chuvoso que o inverno.
Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), chuvas intensas devem ocorrer a partir do mês de outubro, mas em setembro já deve chover mais que em junho, julho e agosto.
“Há previsão de pancadas de chuvas em todo o Estado. Devem começar na primeira quinzena, em alguns pontos isolados, e se intensificando até o mês de outubro”, afirmou Mozar Salvador, meteorologista do Inmet em Brasília, responsável por previsões de longo prazo.
Já a meteorologista Helena Balbino, também do Inmet, afirmou que pode chover em Ribeirão Preto nesta terça (2) e quarta-feira (3).
“Não será uma chuva forte. Se ocorrer, será bem rápida”, afirmou.
As temperaturas nesta terça e quarta devem ficar entre 19ºC e 34ºC e a umidade relativa do ar em torno de 40%.
Na quinta (4), sexta -feira (5), sábado (6) e domingo (7), o tempo pode ficar nublado, mas não deve chover. As temperaturas deverão variar entre 20ºC e 31ºC.
A umidade relativa do ar no sábado e domingo deve piorar e ficar abaixo dos 30%, o que deixaria a cidade em estado de atenção. “Isso ocorre porque não vai chover muito”, afirmou Balbino.