TATIANA CUNHA, ENVIADA ESPECIAL
MARSELHA, FRANÇA – As equipes da F-1 chegaram a um acordo e o primeiro dos três testes da pré-temporada do Mundial de 2015 acontecerá entre os dias 1º e 4 de fevereiro, em Jerez de la Frontera, na Espanha.
As outras duas sessões, também de quatro dias cada uma, acontecerão no fim de fevereiro e no início de março.
Ambas deverão ser realizadas no circuito de Barcelona, mas as datas ainda não estão acertadas pelos times.
O teste em Jerez marcará a reestreia da Honda na categoria. Após deixar a F-1 no final de 2008 por conta da crise financeira internacional, a montadora japonesa retornará como fornecedora de motores exclusiva da McLaren no próximo ano.
Para 2016, a Honda já afirmou ter recebido propostas para trabalhar com outras equipes, mas ainda não tomou nenhuma decisão.
Será em Jerez também que a maior parte dos times irá apresentar seus modelos para o campeonato de 2015, que ainda não tem calendário oficial definido.
Por conta de uma mudança no regulamento neste ano, na próxima temporada as equipes só terão três sessões de teste antes da abertura do Mundial.
Até este ano, eram quatro sessões, com duas fora da Europa. No próximo, para cortar gastos, todos os testes acontecerão em solo europeu.
A partir de 2016 este número será ainda menor, com apenas duas sessões de quatro dia cada uma.
Os testes durante a temporada, que voltaram neste ano apenas, serão reduzidos para o ano que vem também, mas ainda não têm data para acontecer.
No lugar das quatro sessões de dois dias que foram realizadas em 2014, em 2015 serão somente duas.
Deste quatro dias de testes durante o Mundial, dois serão obrigatoriamente destinados a pilotos jovens.