Pesquisa divulgada hoje (2) pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) revela que o consumo de gás natural no país subiu 10,9% nos sete primeiros meses deste ano. Destaque para a Região Sudeste, que permanece na liderança entre os mercados consumidores de gás natural no país, com volume médio diário de 48,9 milhões de metros cúbicos (m³/dia) registrado em julho.

De acordo com a entidade, o consumo foi impulsionado pelas usinas termelétricas, que continuam operando à carga máxima. Em julho, o crescimento apurado foi 3,3% em comparação ao mês anterior. A geração elétrica aumentou 14,3% no acumulado janeiro/julho. No mês de julho, a geração teve alta de 4,7%, em relação a junho.

O Nordeste aparece como o segundo maior mercado consumidor de gás natural no Brasil, segundo a Abegás, com 15,4 milhões de m³/dia em julho. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram 6,4 milhões de m³/dia, 3,5 milhões de m³/dia e 2,9 milhões de m³/dia, respectivamente.

A pesquisa mostra que a utilização de gás natural pela indústria cresceu 2,1% em julho, em relação a junho, com alta de 1,44% entre janeiro e julho. O segmento automotivo acusou retração de 3,2% no consumo de gás natural este ano, até julho, e encerrou o sétimo mês de 2014 com queda de 0,02%, em relação ao mês anterior.

O presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, advertiu para a perda de competitividade industrial no país, envolvendo, especialmente, as indústrias que fazem uso intensivo do gás natural. Salomon acredita que o resultado desses consumidores poderá ser comprometido nos próximos meses em função da retirada, desde o último dia 1º de agosto, do desconto de 1,57% da Petrobras no gás natural. Ele defende que o governo deve repensar a política energética do país.

No segmento residencial, houve queda de 6,9% no uso do gás natural em julho contra junho e de 4,7% nos sete primeiros meses do ano. Já no setor comercial, foi observada alta de 1,6% no acumulado janeiro/julho e redução de 4,1% entre julho e junho deste ano. A Abegás informou, ainda, que a cogeração a gás evoluiu 3,78% de janeiro até julho deste ano, com incremento de 1,26% na comparação julho/junho.