MARCO ANTÔNIO MARTINS RIO DE JANEIRO, RJ – O ex-traficante Francisco Testas Monteiro, 50, conhecido como Tuchinha, foi morto nesta terça-feira (2) na entrada da favela onde, por muitos anos, controlou a venda de drogas. Ele foi baleado no acesso do morro da Mangueira, zona norte do Rio.

Tuchinha começou a comandar o tráfico da favela nos anos 1980. Preso em 2008 em Aracaju (SE), ele foi soltou em 2011 e afirmou ter abandonado o crime. Ele foi contratado como assessor do AffroReaggae, ONG que atua na ressocialização de egressos do sistema penitenciário.

O ex-traficante foi baleado com tiros de pistola na entrada da favela por volta das 13h30. Em seu Twitter, o coordenador da ONG, José Junior, afirmou: “Acabei de ser informado que o Francisco Testas Monteiro – Tuchinha foi assassinado na rua da Prata na Mangueira. Estamos muito mal.”

Na ONG, ele encontrou políticos como o então governador Sérgio Cabral (PMDB) e o candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB), com quem tirou fotos. O trabalho na entidade também permitiu o reencontro com o irmão, Alexandre Mendes da Silva, o Polegar.