Foi aprovado em primeiro turno, nesta terça-feira (2), projeto de lei de autoria do vereador Toninho da Farmácia (PP) que torna obrigatória, em Curitiba, a instalação de equipamento capaz de interromper o processo de sucção da água em piscinas (005.00005.2014). Durante a tramitação, itens da redação original foram alterados, gerando um substitutivo geral referendado hoje pelo plenário da Câmara Municipal (031.00031.2014).

Segundo o parlamentar, o equipamento que interrompe a sucção de água em piscinas é de fácil instalação e não demanda gastos excessivos ao responsável. Trata-se de uma necessidade, na medida em que tal equipamento pode evitar tragédias como a da menina em Belo Horizonte que teve seu cabelo preso pela sucção, vindo a morrer no local, lembrou Toninho. 

O projeto obteve apoio de diversos vereadores, que se manifestaram positivamente em plenário quanto à importância da medida: Mestre Pop (PSC), Carla Pimentel (PSC), Geovane Fernandes (PTB), Colpani (PSB), Valdemir Soares (PRB), Julieta Reis (DEM), Aldemir Manfron (PP), Rogerio Campos (PSC) e Tico Kuzma (PROS). 

Eles foram unânimes em exaltar a iniciativa e os benefícios que ela pode proporcionar, principalmente no que diz respeito às crianças, as vítimas mais comuns nestas situações. A proposta de instalação deste equipamento está em acordo com a natureza das atividades parlamentares de um vereador, destacou Julieta Reis. No entendimento de Aldemir Manfron, se a obrigatoriedade de instalação do equipamento salvar ao menos uma vida, o projeto se justificará.