A Doe Calor 2014, campanha do agasalho da Prefeitura de Curitiba, coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS) e pelo Pró-Cidadania (IPCC), encerrou oficialmente a etapa de arrecadação de roupas e cobertores no último domingo (31) com a marca de 130.733 atendimentos a pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social.

As doações obtidas foram repassadas às famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

“Mais uma vez Curitiba se uniu e com muitos gestos de solidariedade garantiu que nenhuma morte em decorrência da hipotermia fosse registrada. Isso vale mais do que qualquer meta numérica e nos enche de orgulho”, disse a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet.

Além disso, 49.414 mil cobertores novos foram entregues. Apesar de não termos tido um inverno com temperaturas rigorosas neste ano, o número é bastante significativo, já que nenhuma solicitação ficou sem atendimento, explicou o superintendente do Pró-Cidadania, Gerson Guelmann. O Pró-Cidadania também fez a compra 8 mil cachecóis e 20 mil agasalhos novos, que foram repassados à população vulnerável.

Os caixas de doação, espalhadas em mais de mil pontos de coleta pela cidade, já começaram a ser retiradas, mas ainda é possível participar. A campanha do agasalho terminou, mas os atendimentos feitos pelo IPCC e pela FAS não param durante todo o ano. Por isso, pedimos que as doações feitas pela população continuem, disse o supervisor de ação social do Pró-Cidadania, Rodolfo Schneider.

Ação emergencial

Durante o andamento da Doe Calor, também foram feitos atendimentos emergenciais para as famílias vítimas das chuvas que atingiram a cidade em junho deste ano.

Em apenas uma semana, através da campanha do agasalho, a FAS e o IPCC arrecadaram aproximadamente 15 mil peças, entre calçados e roupas. Além disso, foram repassados à população atingida um total de 2,5 mil cestas básicas, 1,5 mil cobertores, 1,4 mil colchões e mais de 600 kg de alimentos a granel.

Operação Inverno

Em paralelo com a Doe Calor, todos os núcleos regionais da FAS trabalharam na Operação Inverno, nos quais os atendimentos e as abordagens à população em situação de rua foram intensificados. Por causa disso, além das vagas nas unidades oficiais de acolhimento para pessoas em situação de rua, a FAS também contou com vagas em instituições conveniadas e espaços temporários com vagas emergenciais para abrigamento. No total, foram ofertados cerca de mil vagas e a média de acolhimento neste período foi de 750.

Como ajudar

Os interessados em doar roupas (de todos os tamanhos), calçados, cobertores – em bom estado de uso – e móveis podem buscar a sede da FAS, onde funciona o Disque Solidariedade, que fica na Eduardo Sprada, 4520. Além disso, a população pode entrar em contato através da Central de Atendimento da Prefeitura, pelo 156.