RIO DE JANEIRO, RJ – A Secretaria Municipal de Transporte do Rio informou na tarde desta terça-feira (2) que aplicou multa de R$ 1.300 ao consórcio Transcarioca pela redução da frota da linha 736, que liga Cascadura, na zona norte, ao Riocentro, zona oeste. Mais cedo, cerca de 100 manifestantes protestaram pela falta do transporte na zona oeste da cidade e causaram transtornos ao trânsito da região.
A prefeitura não informou em quanto foi reduzida a frota do consórcio. Disse apenas que caiu para menos da metade. Também não divulgou a diferença de intervalos entre os ônibus da linha, nem o motivo da redução.
Em nota, o consórcio Transcarioca afirmou que ainda apura as circunstâncias da redução da frota, mas confirmou que o serviço foi normalizado na tarde desta terça-feira (2). Em relação à multa, a empresa disse que aguarda notificação oficial.
“O consórcio lamenta os transtornos causados aos passageiros e lembra que, como opção à linha 736, existem as linhas 809A (Colônia-Recreio, via Curicica) e 959A (Curicica-Recreio, via Salvador Allende)”, disse.
A reportagem apurou, no entanto, que não há nenhum aviso aos passageiros sobre as outras duas linhas na região.
Pela manhã, manifestantes fecharam as pistas central e lateral da avenida das Américas, sentido São Conrado, zona sul. O protesto atrasou o trajeto cerca de 13 mil passageiros do BRT Transoeste.
Por volta das 9h30, houve tumulto e corre-corre depois que manifestantes atiraram pedras em policiais militares. Bombas de efeito moral foram arremessadas para dispersar as pessoas. Pelo menos quatro foram detidos.
Policiais do 31º Batalhão do Recreio dos Bandeirantes disseram que as vias foram desobstruídas por volta das 10h com o apoio do Batalhão de Choque. Uma hora antes, 70 ônibus ficaram parados à espera da liberação das ruas no corredor do BRT.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a manifestação acontecia desde as 7h na avenida das Américas, altura da estação do BRT Salvador Allende.
Foram interditadas as pistas central e lateral da avenida das Américas, sentido São Conrado, zona sul. Alguns passageiros deixaram os ônibus e caminharam pelas vias para sair do tumulto. Motoristas de carros de passeio retornaram em terrenos próximos ao local.