Depois de fechar a agenda somente na noite de segunda-feira, após participar do debate presidencial, a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff participou ontem, da primeira caminhada ao lado de seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. Em desfile em carro aberto, Dilma e Lula percorreram as ruas do centro de São Bernardo do Campo (SP) acompanhados do prefeito da cidade e coordenador da campanha de Dilma no Estado, Luiz Marinho.
Por duas vezes, Dilma fez questão de descer do carro para poder se aproximar dos eleitores. Mesmo com o tumulto causado pelos seguranças, que faziam cordão de isolamento, Dilma conseguiu descer e entrar em um instituto de beleza, que oferece cursos profissionalizantes, e em um atacadão. Lula não desceu do carro em nenhuma das oportunidades.
No percurso, Dilma e Lula conversaram ao pé de ouvido e em alguns momentos era possível observar o ex-presidente aconselhar Dilma. Dilma, pegue a mão dessa senhora, disse Lula, guiando a mão da presidente até uma senhora que estava ao lado do carro.
Antes da caminhada, Dilma, ainda sem o seu antecessor, concedeu uma coletiva na qual já demonstrou que seu alvo agora é somente a candidata Marina Silva (PSB). Eu me preocupo com o projeto da Marina porque ela reduz a pó a política industrial. Dilma disse ainda que o programa de Marina tira o poder dos bancos públicos de participar do financiamento da indústria e da agricultura.
Dilma acusou Marina de ser contra a política de conteúdo local e disse que também se preocupa com as propostas de acabar com o papel de financiamento do BNDES. Fico preocupada quando querem acabar com o papel do BNDES. Sabe por que indústria e a agricultura procuram o BNDES? Porque o BNDES oferece prazo mais longos e juros mais baixos e uma política industrial específica de apoio para aqueles setores que são importantes para a economia brasileira porque geram emprego, disse.
Escolhas – A candidata do PSB, que virou alvo preferencial dos petistas depois que as pesquisas de intenção de votos revelaram que ela empata com Dilma em 34% nas pesquisas de intenção de votos e venceria num eventual segundo turno, também foi lembrada, ainda que indiretamente, por Lula.