Nem sempre os sinais de que a casa está pedindo uma reforma são tão visíveis aos olhos, por isso as arquitetas Aline e Denise Bernacki, da Bernacki Arquitetura, prepararam uma lista com ituações que devem ser observadas para que ela possa ser planejada, evitando custos desnecessários e não programados.

Um dos sinais é a infiltração, que atinge casas e apartamentos. Evitar a infiltração é mais simples do que combatê-la, por isso, quando a reforma for realizada, é importante que os devidos cuidados sejam tomados para evitar retrabalho futuro, explica a arquiteta Denise Bernacki.

Outro tipo de problema envolve as instalações, tanto elétricas quanto hidráulicas. Canos estourados ou retorno de água pelo ralo indicam que está na hora de reformar a parte hidráulica do imóvel. Quando esses problemas começam a aparecer, o ideal é aproveitar e fazer uma transformação geral para aproveitar o quebra-quebra, completa a arquiteta Aline Bernacki.  Assim, a obra acontece mais rápido e sai mais barata também.

A necessidade ou desejo de instalar ar-condicionado ou de automatização também pedem por reforma, pois necessitam alguns ajustes estruturais e técnicos para sua viabilização.


AGENDA

Festival de Design será realizado em novembro
Entre os dias 03 e 09 de novembro, a cidade de Curitiba vai receber a quarta edição da Semana D — Festival de Design, evento que busca desmistificar o design e mostrar que ele está presente no cotidiano de todos. Apostando no conceito o design transforma, o festival vai apresentar diversas atividades especiais, entre elas, palestras nacionais e internacionais, exposições e workshops.

Em sua quarta edição, a Semana D contará com a participação de grandes nomes do design mundial, entre eles, Casey Hyun, especialista em Transportation Design que falará sobre o tema Hyundai — Mercado e Design Brasileiro; Fabio Haag, Diretor da foundry inglesa Dalton Maag que virá para o Papo D sobre Tipografia e Negócio; e Thiago Colares, mestre em Design e Direção de Arte, que contará o Case Imaginarium. Outros convidados já confirmados no evento são Tatiana Viana, gerente de design da Farm; o diretor da Narita Design, Mario Narita; o designer e calígrafo Claudio Gil; e o gerente de design da Chilli Beans, Marcel Gignon.

Além da programação oficial, o evento, que tem caráter colaborativo, contará também com as Ações D+, promovidas pela comunidade acadêmica, instituições, indústrias e lojas que irão intensificar, ainda mais, a vivência do tema na cidade.


ALGUMAS CAUSAS DE REFORMAS

Infiltração
É o primeiro indício de problema na construção. Acontece tanto em apartamentos, como em casas e seus sinais mais comuns são o mofo, escurecimento ou estufamento das paredes, queda de azulejos, pisos levantados ou descolados. Ela pode vir do piso, das paredes ou do teto e, se não resolvida, pode chegar a danificar estruturas.

Instalações elétricas e hidráulicas
Podem levar a sérios problemas, mas sua validade varia muito de acordo com a construção e qualidade dos produtos utilizados durante a execução do projeto. As instalações envolvem fiação elétrica, estrutura hidráulica, ar-condicionado e automação. Casos de curto circuito e quedas repentinas de chave elétrica, por exemplo, podem ser indicadores de que a fiação é muito fina, antiga ou que o quadro de energia não está mais dando conta da demanda da residência, principalmente quando o imóvel é mais antigo e passou a ter uso de mais equipamentos eletrônicos, nesses casos, é recomendada a troca da fiação para evitar acidentes graves e até mesmo incêndios.

Esquadrias
Com o tempo é normal que, além das perdas estética, elas comecem a emperrar ou não estejam mais isolando e protegendo o interior do imóvel. Ao trocá-las, o ideal é investir em esquadrias mais novas, de fácil manutenção, com vidro duplo para isolamento térmico e sonoro, por exemplo.

Acabamentos
Pisos e pinturas naturalmente desgastam com o tempo e esse é mais um sinal da necessidade de uma reforma, assim como a troca de louças, telhado, revestimentos, papel de parede, etc. Essas mudanças podem vir acompanhadas de outros motivos para reformar ou ainda para repaginar totalmente o imóvel, mas é importante lembrar que a manutenção é sempre mais fácil e econômica do que a substituição desses acabamentos, como os pisos de taquinhos, tipo parquet, que são de excelente qualidade, bom gosto e valorizam o imóvel, mas se sua manutenção for deixada de lado começam a descolar e devem ser trocados.

Estilo arquitetônico
Enjoar daquele estilo ou achar que algo não tem mais o seu perfil também são ótimos motivos para reformar. O imóvel pode ser completamente repaginado, por que não? A reforma contempla principalmente mudança na decoração e no revestimento. Na hora de vender um imóvel, esse tipo de reforma também pode ajudar muito a valorizá-lo, dão a dica as arquitetas.
    
Estilo de vida
Bebês nascem, filhos saem de casa, mas seus quartos continuam lá ou ainda nunca foram planejados. A mudança do estilo e situação de vida dos moradores também pode pedir uma reforma para adaptar e renovar os ambientes. Quando um filho sai de casa, você pode transformar seu quarto em um escritório ou sala de televisão, por exemplo. São essas mudanças que fazem com que a residência seja tão dinâmica e viva quanto seus moradores, completam as arquitetas Bernacki.