A Gibicon 2, Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, abre oficialmente amanhã, às 20 horas, no MuMa – Portão Cultural. Na abertura, haverá 13 exposições e a entrega do 1º Prêmio Claudio Seto de Quadrinhos para o cartunista Solda, que também dá nome a uma das exposições. A Jump Jazz fará nessa noite um pocket show somente para convidados.

Esta edição da Gibicon terá 33 mesas / debates, 16 palestras, 37 oficinas e a exposição Entre 4 Linhas, aberta em junho, no Centro Cultural Sesi – Casa Heitor Stockler de França.

A programação tem ainda avaliação de portfólios, Arena dos Artistas (que mostra o passo a passo das várias etapas de criação dos quadrinhos), Cena HQ (montagem teatral de dois quadrinhos, Revolta, de Andre Caliman, e Turma da Mônica – Laços), Duelo HQ (cada quadrinista terá 10 minutos para desenvolver o tema votado pelo público), HQGol, o campeonato de futebol entre os quadrinistas (incluindo mulheres), sessões de autógrafos (necessário retirar senha uma hora antes), Feira de Quadrinhos, pockets shows e cosplay.

Todas as atividades são gratuitas. Apenas para as oficinas a inscrição vale um gibi em bom estado ou novo.

Exposições — As obras ocupam três salas do MuMa e poderão ser vistas até o dia 28 de setembro. Além da exposição em homenagem a obra de Solda, poderão ser vistos os trabalhos do inglês David Lloyd (V de Vingança), do coreano Kim Jung Gi, 13 telas de Renato Guedes, o universo sombrio de Salvador Sanz, a nova roupagem para os clássicos de Maurício de Souza, o acervo da Gibiteca, Cidade Sorriso dos Mortos Vivos, Breve História do Mangá no Brasil, Revolta (de André Caliman), Comics, O Gralha e O que aconteceu com a seleção brasileira.

Estes artistas também participarão de oficinas, palestras e debates nos quatro dias do evento.


DEBATES

As mesas e debates da Gibicon 2 – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba  abordarão os assuntos mais variados. Serão 33 mesas que acontecerão no Cine Guarani, Teatro Antônio Carlos Kraide e Sala de Leitura Wilson Bueno, todos no MuMa – Portão Cultural.

Serão apresentados os seguintes temas:

Dia 4
– Eventos de quadrinhos na Europa
– Quadrinhos e inclusão social
– Tiras
– Roteiro HQ
– Mangá curitibano

Dia 5
– Mulheres e quadrinhos
– Chargistas/ cartunistas curitibanos
– Planeta dos macacos
– Filmes baseados em HQ
– Financiamento coletivo
– Brasileiros na Europa
– Fórum Nacional de Eventos de Quadrinhos
– Caricatura
– Futebol & Quadrinhos
– Quadrinhos hermanos

Dia 6
– Quadrinhas
– Colorização nos quadrinhos
– Quadrinhos do mundo
– Web Comics
– Desenhando Mangá
– Quadrinho autoral: meios de publicação
– Breaking into comics
– Grapfic MSP
– Brasil Mangá Awards
– Adaptações literárias
– Invasão brasileira

Dia 7
– Editores
– Kim Jung Gi e Jean David Morvan
– Quadrinhos curitibanos
– O Gralha
– Escola de desenho
– Gibitecas de Curitiba
– Quadrinhos e educação