Os estudantes da Escola Municipal Papa João XXIII conquistaram a melhor colocação no primeiro dos três dias de competição do Festival Internacional de Robótica First Lego League (FLL), que teve início nesta terça (02) e vai até quinta-feira (04), no Expominas, em Belo Horizonte. O evento integra a programação da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Sesi, e reúne 210 estudantes de 9 a 16 anos, organizados em 23 times, sendo 18 equipes brasileiras e cinco convidadas de outros países.

Nesta terça-feira (02), na somatória dos pontos dos primeiros testes – que incluiu a apresentação e defesa do modelo de robô montado pelos estudantes para a execução das provas – os estudantes curitibanos da Equipe Papa Power ficaram com a primeira colocação. O desempenho deixou ainda mais animados os oito integrantes da equipe. Claro que estamos nos esforçando para vencer, mas estamos aprendendo tanto com as outras equipes que já nos consideramos vitoriosos, diz o estudante Remi Rodrigues Neto.

A partir do estudo sobre enchente, o desastre mais recorrente em Curitiba, os estudantes da Equipe Papa Power desenvolveram um dispositivo sinalizador visual e sonoro, de baixo custo, para ser instalado em áreas de risco.

O Sinalizador Autônomo de Previsões de Enchentes (SAPE) comunica as lideranças comunitárias e as autoridades responsáveis do risco de alagamento para que a população possa ser avisada e abandone a área em segurança. A somatória de todas as provas fecha as notas do dia e a pontuação dos três dias de prova dará o resultado final das equipes.

Nas provas desta quarta-feira (03) os estudantes Remi Rodrigues Neto, Lucas Souza, Guilherme Nunes, Ana Clara Nunes, Giulia Mello, Rodrigo Alezi de Saouza Ribeiro, Kaleb Bostemann e Júlio Sutil serão avaliado quanto ao desempenho em equipe e em duas baterias de testes. Também apresentarão o resultado da pesquisa sobre como minimizar os efeitos de desastres da natureza.

Integração

Os estudantes disputam as provas com alunos de escolas municipais, estaduais, federais e particulares do Brasil, da Áustria, Chile, Canadá, Estados Unidos e Estônia. A integração entre eles têm sido um aprendizado a parte, diz a gerente de projetos de Tecnologias Educacionais da secretaria Municipal da Educação, Vanessa Staki, que acompanha a equipe ao lado da professora e mentora do grupo, Manancita Nantar.

Além de estudantes de outros países os alunos puderam conhecer o professor de Engenharia do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) Woodie Flowers, que é referencia em robótica.

Na Festa da Amizade, momento de integração das equipes do evento, os estudantes da Equipe Papa Power também foram destaques em originalidade e descontração. O convite sugeria que as equipes usassem trajes típicos ou elementos característicos de sua região. Vestidos com capas de chuva decoradas com os elementos climáticos, os estudantes brincaram com a particularidade de Curitiba reunir as quatro estações do ano em um único dia. Pensamos que seria uma forma divertida de chamarmos atenção para Curitiba, disse Remi.