As ruas Mariano Torres, Tibagi, no Centro, e a Avenida Comendador Franco, entre o Prado Velho e Uberaba, ganharão nova iluminação nos próximos dias. No total, mil lâmpadas de vapor de sódio estão sendo substituídas por luminárias de vapor metálico. As obras complementam a requalificação do corredor Aeroporto-Rodoferroviária – no trecho sob responsabilidade da Prefeitura de Curitiba.

A substituição das luminárias melhorará a segurança, conforto, além de permitir maior precisão no Índice de Reprodução de Cores, diz o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), Rodinei Caetano.

As novas lâmpadas terão 400 watts de potência cada uma, praticamente o dobro da potência das anteriores. O Índice de Reprodução de Cores (IRC) calcula o nível de reprodução de cor e indica o grau de fidelidade com que as cores são reproduzidas em uma determinada fonte de luz.

Das mil luminárias revitalizadas, 841 estão na Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), 123 na Mariano Torres e 36 na Tibagi.

Na Mariano Torres, além do fluxo intenso de veículos e pedestres, há uma ciclovia que liga o Centro Cívico à Rodoferroviária. Essa ciclovia permite ao ciclista acesso à Via Calma, localizada na Avenida Sete de Setembro, com extensão de 6,3 quilômetros e foi criada pela Prefeitura de Curitiba para permitir o compartilhamento do trânsito entre motoristas, motociclistas e ciclistas e um maior respeito aos pedestres da cidade. Na Avenida das Torres também há opção de ciclovia.

Em 2014, as obras de requalificação do corredor Aeroporto-Rodoviária revitalizaram quase 15 quilômetros de extensão da Avenida Comendador Franco – pista dupla que se estende do bairro Rebouças até a divisa com o município vizinho de São José dos Pinhais. As obras foram divididas em quatro lotes, licitados e totalmente executados pela atual gestão. Foram feitos também serviços de drenagem, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, sinalização semafórica, calçamento, infraestrutura de fibra ótica, terraplenagem, remanejamento de redes de abastecimento de água e esgoto e paisagismo.

Também fazem parte deste projeto a execução do Viaduto Estaiado e a trincheira da Rua Guabirotuba cujas obras foram finalizadas pela atual gestão. O viaduto foi iniciado em maio de 2012 e entregue em abril deste ano enquanto a trincheira foi entregue em outubro de 2013. O valor contratado para o corredor Aeroporto-Rodoviária foi em R$ 149,7 milhões.

A revitalização da Avenida das Torres promove maior segurança e agilidade para aqueles que trafegam por essa importante via que une Curitiba a São José dos Pinhais.