Atlético, Coritiba e Paraná não vivem boa fase. O trio está eliminado da Copa do Brasil, não fazem boas campanhas no campeonato nacional (Série A e Série B) e também, assim como ocorrera em 2007, não ficaram com a taça de campeões estaduais. Mas ainda há uma esperança de que aqueles que torcem pelo futebol do estado do Paraná possam sorrir em breve. É que o Londrina, atual campeão paranaense, e o Maringá, atual vice, ainda estão vivos na Série D do Brasileirão.

Londrina “numa boa”, mas quer melhorar

Com 14 pontos em seis jogos, o Londrina está invicto na Série C e tem a melhor campanha do grupo 8, a quarta melhor de toda a competição, com a defesa menos vazada. Hoje, o desafio será contra o Pelotas-RS, às 16h, no Estádio do Café.

Apesar dos bons resultados, o Tubarão ainda precisa mostrar mais futebol para convencer. É aquela velha historia de “uma apresentação de encher os olhos”. A ideia é utilizar uma boa atuação como combustível para dar ânimo ao time e aos torcedores antes do mata-mata.

“Não há dúvidas. Fazer aquela partida empolgante e vencer. Nós estamos em busca disso. Os treinamentos desta semana foram muito intensos. A gente tem que fazer alguma coisa diferente. Temos o equilíbrio defensivo muito bom, mas ainda nos falta um pouquinho mais de inspiração à frente. Queremos fazer um bom jogo”, afirma o técnico Cláudio Tencati.

Para a partira de hoje, a equipe terá mudanças, principalmente no setor ofensivo. Joel, negociado com o Coritiba, não volta a jogar pelo Londrina até o final do ano. Já Bruno Batata – que já jogou pelo time da Capital – segue em tratamento. Assim, o ataque deverá ser formado por Hiago e Alexandre Oliveira – outro com passagem pelo Coxa. No meio de campo, Rone Dias entra na vaga de Léo Maringá, enquanto Sílvio, voltando de suspensão, assume a vaga de Bidia, lesionado.

EM LONDRINA

Londrina: Vítor; Lucas Ramon, Dirceu, Leonardo Dagostini e Diego Prates (Allan Vieira); Sílvio, Anderson, Rone Dias e Celsinho; Hiago e Alexandre Oliveira (Mádison). Técnico: Cláudio Tencati. 
Pelotas:
Matheus Cavichiolli; Pedrão, Bruno Salvador, Tiago Gasparetto e Fábio Gaúcho; Tiago Gaúcho, Helton, Claytinho, Jefferson e Feliphe (Bruno Renan); Eber. Técnico: Julinho Camargo. 
Árbitro: Rodrigo Batista Raposos (DF).
Local: Estádio do Café, às 16h

Maringá precisa vencer para sobreviver

Se o Londrina está “numa boa” e agora já trabalha de olho no mata-mata, no Maringá a situação é mais tensa. Com sete pontos em seis partidas, a Zebra vem de três derrotas consecutivas, aparece na terceira colocação do grupo 7 e neste domingo, também às 16h, irá encarar, assim como o Londrina, um time do Rio Grande do Sul, da cidade de Pelotas: O Brasil de Pelotas.

Como definiu Claudemir Sturion, “é tudo ou nada”. Para continuar sonhando, a equipe paranaense precisa vencer o adversário, que tem um jogo a menos disputado e soma 12 pontos. O líder é o Ituano, atual campeão paulista, que no sábado derrotou a Cabofriense por 4 a 2 e chegou aos 13 pontos.

“Enquanto tivermos chances vamos acreditar. Porém, para vencer, precisamos ter uma atitude diferente da que mostramos nos últimos jogos”, afirma Sturion. Se o técnico cobra, o time promete: “Nosso time terá que ir para cima, ou seja, manter as suas características ofensivas e buscar o jogo. Vamos brigar até o fim e fazer o possível para evitar que o Brasil fique com a bola”, diz o atacante Baiano.

A tendência é que a Zebra apareça em campo para encarar o aniversariante – o Brasil de Pelotas completa 103 anos neste domingo – armada no 3-5-2. As novidades são os retornos do zagueiro Marcelo Xavier e do volante Zé Leandro, que ficaram de fora da última partida por terem recebido o terceiro cartão amarelo. O desfalque será o volante Eurico, suspenso.

Em Pelotas

Brasil de Pelotas: Eduardo Martini; Wender, Cirilo, Fernando e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Márcio Hahn e Zotti; Alex Amado e Nena. Técnico: Rogério Zimmermann.

Maringá: Ednaldo; Gustavo, Fabiano e Marcelo Xavier; Gerônimo, Zé Leandro, Serginho Paulista, Max e Fernandinho; Baiano e Eydison. Técnico: Claudemir Sturion.
Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG).
Local:
Estádio Bento Freitas (RS), às 16h