Prazeres. Nossa Senhora dos Prazeres. Maceió não faz por menos. Enquanto outras cidades falam de Boa Morte, Nossa Senhora das Dores ou do Bom Parto, a capital alagoana destaca logo na padroeira, homenageada no último dia 27 de agosto com procissão de vinte mil fiéis, a idéia de que lá tudo o que é de bom usufruir está disponível. A procissão acontece no centro, Rua do Sol, onde fica a Matriz.

Mas o turista curte mesmo é a orla, agora saneada pela Prefeitura, com calçada para caminhadas que começam mesmo antes do sol nascer, e calçadas frente ao mar e às barracas de alimentação, padronizadas. Uma linha especial para bicicletas facilita a vida de todos.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

A nova piscina, frente ao mar, onde acontece toda animação monitorada

São trezentos dias de sol garantidos, praias e lagunas, dunas e coqueiros. Dizem os experts que é a cidade mais perigosa do Brasil. Problemas existem, e muitos. Mas quem fica na orla, onde moram os ricos e famosos, tem mais garantias. Algumas coisas mudaram, outras desapareceram, novidades surgiram, já transformadas pela massificação.

Já não existe o sofisticado restaurante árabe, frente ao posto policial em Jatiuca. Também desapareceu a loja de artesanato muito bem escolhido – e não só de Alagoas – a famosa Mãos de Mestre, também no mesmo bairro. E o Recanto do Picuí, originário da Paraiba, com sua inigualável carne de sol, agora chama Comidaria Picuí, tem patrocínio da cerveja Devassa e virou mais uma casa noturna para jovens curtidores de baladas.


Na adega, a escolha dos bons vinhos

Positiva foi a retirada dos inúmeros vendedores ambulantes e barracas, que antes aborreciam com a insistência nas vendas, aos hóspedes do Jatiúca. O resort pioneiro, instalado há 35 anos em uma imensa área única de coqueirais junto da Lagoa da Anta, responsável pelo início do Turismo na capital alagoana.

Quando começou a ser divulgado nos congressos e encontros de Turismo, o resort era apenas um cartaz de frutas tropicais, porque o hotel ainda não existia. Hoje, trinta e cinco anos depois, é a melhor opção de hospedagem da cidade, perto de tudo e da agitação de Maceió. A praia acabou sendo praticamente particular, disponível para os hóspedes do resort, que terminou obras de reformas e modernização em junho deste ano.


Restaurante Alagoas, ambiente elegante

O NOVO RESORT JATIÚCA
Claúdio Cordeiro, quando assumiu a diretoria geral do Jatiúca Hoteís e Resort, que engloba o Jatiúca Suites e o Jatiúca Resort, deve ter levado na mala uma marreta. Porque não ficou pedra sobre pedra do resort antigo de mais de três décadas. Em dois anos e meio, Cordeiro mudou tudo na estrutura física anterior,

E mudou, principalmente, a mentalidade dos executivos e profissionais , sabendo que mais importante do que a parte física, é necessário uma nova visão de trabalho. Afinal, era preciso sair da área de conforto e enfrentar a concorrência, já que os turistas viajam mais ao exterior, têm melhor visão do que seja o Turismo em outros países em termos de instalações e também de tarifas. Todos sabem que é mais vantajoso e mais barato viajar para a Europa Central , sair em cruzeiro marítimo ou curtir as compras da Flórida.

Do piso ao teto, dos restaurantes às áreas de lazer, tudo foi mudado, com investimentos de 30 milhões nas obras da parte hoteleira do Grupo Pernambucanas. A última novidade é o funcionamento do bistrô, completando as opções de alimentação. Já está nos planos a edificação de um terceiro bloco, com outras 57 unidades, previsto para 2015.


Esta cena ficou no passado. A praia voltou a ser dos hóspedes

Não sobrou pedra sobre pedra do que era antigo e o resultado é um novo Jatiúca, com apartamentos mais amplos (os que tinham varanda, tiveram o espaço acrescido no interior dos quartos), a piscina existente teve área dobrada, agora com espaço de água aquecida e jacuzzi, ficando reservada para os que preferem calma, tranquilidade, sem a movimentação de jogos e animação.

Isso agora é privilégio da nova piscina, frente ao mar e junto de todos os restaurantes, que foram agrupados em uma única área. É lá que acontecem as aulas de alongamento, hidroginástica, jogos, aulas de danças regionais e onde as crianças têm espaço especial, com monitoramento . Também é lá que são realizados os shows todas as noites, sempre com espetáculos diferentes cada dia da semana, — do bingo ao folclore local, como a banda Xero no Kangote, especializada em xaxado. O deque tem vista para a praia agora limpa de barracas de vendedores e ambulantes insistentes. É só mar e areia para todos.

Os hóspedes também podem utilizar o serviço de praia, com sombreiros, cadeiras e toalhas, entre 8 e 15 horas, sorvendo um drinque ou experimentando um petisco da terra. A faixa de ciclovia na orla pode ser aproveitada com as bicicletas locadas no hotel, entre 8 e 20 horas


No bufet de saladas, a boa entrada para o jantar, temático todas as noites

Nos quartos, nova decoração, novos pisos, TV de plasma, fechadura eletrônica pulseira, que também serve para identificação. Há fitness center, áreas para esportes de adrenalina, como tirolesa, arvorismo, rapel e parede de escalada. Os mais velhos darão preferência ao bocha ou boliche, sinuca, dardo, mesa de discos . A quadra de tênis fica aberta das 8 às 22 horas. Para relaxar, é só agendar uma massagem. Crianças de 4 a 12 anos, têm atividades das 8 às 21 horas. O Espaço do Jacaré, com brinquedos e cineminha, é o cantinho especial para os pequenos.

Nas reformas, o primeiro ponto foi o centro de eventos, com capacidade para 1,2 mil pessoas, funcionando enquanto as obras estavam em andamento. São nove salas com estrutura moderna.

Cordeiro, que já trabalhou nas redes Atlantica, Bourbon e Slaviero, prepara as festas de aniversário, com grandes comemorações em outubro, para divulgar o novo Jatiúca. Entre o resort e o hotel suítes, são 174 apartamentos, que serão acrescidos de outras 57 unidades no próximo ano.


Hidroginástica faz parte da animação, com programas o dia inteiro

UM POUCO DE HISTÓRIA
Pertencente ao Grupo Pernambucanas, o Jatiúca Resort foi criado como área de lazer para os funcionários aproveitarem as férias. Com o início do Turismo, o lugar foi ampliado em 1979 como hotel aberto ao público, um complexo junto da Lagoa da Anta, iniciando o desenvolvimento urbano na região. Desde sempre é um oásis dentro da cidade, ocupando 62 mil metros quadrados de jardins tropicais, coqueirais e a lagoa natural. Jatiúca na língua indígena significa carrapato. Maceió tem denominação tupi Maçayó ou Macaio-k, que significa o que tapa o alagadiço. O Jatiúca participa de vários projetos sociais, como Ongs Alagoanas, Cooperartban, Apala (tratamento de câncer e leucemia), Projeto Peixe Boi, Projeto Aroeira, Mulheres de Fibra (Maragogi).