A Justiça determinou o afastamento de seis agentes públicos e três vereadores de São Jerônimo da Serra (Norte do Estado), denunciados pelo Ministério Público na Operação Sucupira – que apurou desvios de recursos públicos na prefeitura local. Entre os afastados está um dos filhos e a esposa do prefeito Adir dos Santos Leite (PSDB), o então chefe de gabinete e de relações institucionais; o responsável, à época, pela tesouraria e pelas finanças, dois outros funcionários municipais.
Também foram suspensos os contratos de 16 envolvidos e suas respectivas empresas com o município, além de novos pagamentos, até que sejam integralmente apuradas as pendências entre a prefeitura e as empresas. A decisão confirmou as prisões preventivas de três acusados, e o afastamento, neste caso, deve ser aplicado apenas a partir do momento em que os acusados forem eventualmente colocados em liberdade.
No final de agosto de 2014, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Londrina e a Promotoria de Justiça de São Jerônimo da Serra denunciaram à Justiça 39 pessoas envolvidas em um esquema criminoso para desvios de recursos públicos na prefeitura municipal de São Jerônimo da Serra. Na denúncia é atribuída ao grupo a participação em 73 fatos criminosos, em datas diversas, que envolvem os crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação e organização criminosa.
Também no início de setembro, o MP ofereceu denúncia ao Tribunal de Justiça individualmente contra o prefeito municipal de São Jerônimo da Serra pelos mesmos crimes. O desmembramento se deve à prerrogativa de foro. O Tribunal ainda não se manifestou sobre o recebimento desta denúncia e sobre as demais medidas cautelares.
Segundo a acusação, o prefeito é suspeito de participar de 73 crimes, entre eles corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação e organização criminosa. Segundo a prefeitura, Leite está licenciado do cargo desde o dia 18 de agosto, pelo período de 30 dias, para tratar de assuntos particulares. O pedido de licença foi aprovado pela Câmara Municipal.