O Atlético Paranaense não vence fora de casa o Grêmio há 12 anos. Hoje às 19h30, as duas equipes se reencontram em Porto Alegre, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jejum de 12 anos começou em abril de 2002, quando o Furacão fez 5 a 1 no time gaúcho, no Estádio Olímpico, pela semifinal da Copa Sul-Minas. 

Depois daquela partida, foram 11 confrontos com mando de campo do Grêmio, com quatro empates e sete derrotas do Atlético. Contando apenas o Brasileirão, a última vitória do time paranaense foi em 1983.
Além do jejum, o Atlético começa a enfrentar hoje uma sequência difícil de jogos. Nas seis próximas partidas, enfrentará quatro equipes que estão entre as seis primeiras posição. O líder Cruzeiro será o adversário em 17 de setembro e o Internacional (3º colocado), em 20 de setembro. O Corinthians, 4º lugar, pega o Furacão em 28 de setembro. O Grêmio está na 6ª posição.
Os outros dois jogos desse período serão contra o lanterna Vitória, no próximo domingo, e contra a Chapecoense, em 24 de setembro.
A próxima semana livre para treinos para o Atlético será entre 28 de setembro (Corinthians, na Arena) e 4 de outubro (Atletiba, no Couto Pereira).
Para o jogo de hoje, o técnico Claudinei Oliveira não terá cinco jogadores. O zagueiro Dráusio, o lateral-direito Sueliton e o atacante Cléo, todos em recuperação. O zagueiro Léo Pereira e o atacante Douglas Coutinho estão com a seleção sub-21. A novidade no time será William Rocha na zaga, no lugar de Dráusio.
Entre os 20 convocados para o jogo, as novidades são o meia Carlos Alberto, que voltou de empréstimo ao Santa Cruz, e o volante Hernani, do sub-23.
Reforço — O zagueiro Gustavo, 32 anos, rescindiu ontem contrato com o Paraná Clube e pode acertar com o Atlético.

Porto Alegre
Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Matheus Biteco, Luan (Riveros), Giuliano e Dudu; Barcos. Técnico: Felipão

Atlético: Weverton; Mário Sérgio, Cleberson, Willian Rocha e Natanael; Deivid, João Paulo, Nathan e Marcos Guilherme; Marcelo e Dellatorre. Técnico: Claudinei Oliveira

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 19h30

Adversário
O Grêmio tenta conquistar hoje a sua quarta vitória consecutiva — contando apenas jogos do Brasileirão. O volante Fellipe Bastos, suspenso, desfalca o time. Mas o técnico Felipão terá as voltas dos volantes Ramiro e Riveros e do atacante Barcos. O treino de ontem foi fechado à imprensa.