A Arquidiocese de Curitiba cancelou o Bate-Papo com os candidatos ao governo do Paraná, programado para o dia 11 de setembro, porque apenas Tulio Bandeira (PTC) e a vice na chapa de Roberto Requião (PMDB), Rosane Ferreira (PV), confirmaram presença. O evento deveria ocorrer às 20 horas, no Cenáculo Arquidiocesano e foi cancelado porque somente Bandeira e Ferreira não poderiam promover sozinhos o debate, inviabilizando a realização. O candidato do PSTU ao governo, Rodrigo Tomazzini, garante que confirmou presença no evento, apesar de seu nome não constar na nota da Arquidiocese. Tomazzini lamenta o cancelamento do evento. É uma pena. Se não há interesse dos demais, pelo menos os que estão dispostos deveriam ser ouvidos, disse.

Briga de rua
A assessoria da coligação Todos Pelo Paraná do governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, acusa um grupo de cabos eleitorais de recolher uma placa com mensagens contra o senador Roberto Requião (PMDB) nesta segunda-feira (08) à tarde. Os funcionários da campanha adversária filmaram o momento em que a placa foi recolhida na Avenida Prefeito Lothário Meissner, no Jardim Botânico, em Curitiba. Segundo a assessoria tucana, a placa furtada fazia alusão às supostas promessas não cumpridas de Requião de baixar ou acabar com o pedágio.

Furto
A campanha tucana vai denunciar o furto à Justiça. O Código Eleitoral (artigo 332) estabelece pena de detenção de até seis meses pelo crime de impedir o exercício de propaganda, diz a nota do PSDB. Em um trecho do vídeo, um dos cabos eleitorais – que estava acompanhado de outro a bordo de um carro adesivado com características dos candidatos do PMDB – disse que a placa foi recolhida a mando do senador. O Requião mandou tirar e acabou, disse o homem ao colocar a placa no baú de um caminhão.

Números
A coordenação jurídica da campanha tucana ao governo do Paraná contesta a afirmação do advogado da candidata Gleisi Hoffmann (PT) Luiz Fernando Pereira de que a prestação de contas petista declara valores contratados. Para matéria da edição de ontem deste jornal, Pereira argumentou que o déficit da campanha do PT de R$ 2,9 milhões no segundo mês seria em função de a declaração representar o que será pago, de acordo com doações futuras. Enquanto justificava, o advogado citou que a campanha de Beto Richa (PSDB) à reeleição não teria cumprido a resolução do Tribunal Superior Eleitoral e declarado apenas valores pagos e não os contratados. O advogado do tucano Cristiano Holtz afirma que foi exatamente o que os petistas fizeram: metade desse déficit do segundo mês da campanha do PT é sobra das contas do primeiro mês, rebate.

Mesários
O curso para aproximadamente 12 mil mesários de Curitiba começa nesta quarta-feira (10). Os mesários voluntários e convocados que vão trabalhar nas Eleições de 2014 serão divididos em 16 turmas diárias de 640 pessoas por dia. Os cursos de uma hora e meia se estendem por todo o dia, inclusive sábados e domingos, nas quatro salas do Fórum Eleitoral de Curitiba, que fica na Rua João Parolin, 55 – Prado Velho. O treinamento vai até o dia 30 de setembro.

Sabatina
O servidor público Evandro José Castagna, do PSTU, é o segundo candidato ao Senado pelo Paraná a ser sabatinado pela Rede Mercosul/Record News Paraná. A entrevista será hoje, ao vivo, às 19 horas, com duração de meia hora. A transmissão também será feita pela internet: www.redemercosul.com.br, pelo portal www.bonde.com.br (do Grupo Folha de Londrina) e pelo site www.vanguardapolítica.com.br. Os candidatos serão entrevistados pela diretora de Jornalismo da emissora Lígia Gabrielli, pelo colunista da Rede Eduardo Simões e pelos jornalistas do site Vanguarda Política, Roger Pereira e Elizabete Castro.

Márcia do PT
A primeira dama de Curitiba, Márcia Olescovicz Fruet, não esconde suas preferências políticas nas redes sociais. O perfil dela no Facebook foi o primeiro da família a carimbar a logomarca da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) à reeleição. O prefeito, Gustavo Fruet, por sua vez, se limitou a participar de um jantar por adesão à campanha de Gleisi Hoffmann (PT) ao governo do Estado e a uma rápida aparição na propaganda eleitoral.

Em alta
O Paraná conquistou 11 medalhas na OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO, maior torneio de educação profissional das Américas, que teve seu encerramento no domingo, em Belo Horizonte. Os alunos do Senai trouxeram duas medalhas de ouro, uma de prata e sete de bronze.

Em baixa
A Rede de Controle da Gestão Pública, em colaboração com o Movimento Paraná Sem Corrupção e apoio da UniBrasil, promove a palestra Controle Social e Combate à CORRUPÇÃO, às 10 horas, no Auditório Glaci Zancan. O objetivo é envolver o cidadão no combate às condutas ilegais.