O Atlético Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, nessa quarta-feira (dia 10), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 12º lugar, com 25 pontos. A equipe gaúcha está na 4ª posição, com 34 pontos.

O gol da vitória do Grêmio foi marcado aos 46 minutos do segundo tempo, pelo atacante Barcos. Antes, os dois times fizeram uma partida equilibrada. O Atlético mostrou sinais de evolução no sistema defensivo e teve melhor marcação do que no primeiro turno. No setor ofensivo, porém, os meias decepcionaram.

O Atlético começou o jogo sem Cléo, Sueliton e Dráusio, que estão em recuperação. Outros desfalques eram Douglas Coutinho e Léo Pereira, ambos com a seleção brasileira sub-21. O Grêmio estava praticamente completo e vinha de três vitórias seguidas no Brasileirão.

O técnico Claudinei Oliveira montou o Atlético no esquema tático 4-4-2, com dois volantes, dois meias e dois atacantes. Nesse formato, o time passou a depender da movimentação do quarteto ofensivo. Os atacantes (Marcelo e Dellatorre) fizeram sua parte e criaram algumas jogadas. Já os meias (Marcos Guilherme e Nathan) ficaram presos na marcação adversária.

Claudinei também segurou mais os laterais e os volantes. O Atlético apresentou uma evolução no quesito marcação, em relação aos jogos anteriores. O Grêmio teve dificuldades para criar, o que irritou o técnico Felipão. Aos 40 minutos, ele tirou o volante Walace e colocou o meia Giuliano. A reação foi instantânea. O jogo ficou aberto, com ataques mais frequentes das duas equipes.

O primeiro tempo terminou com números equilibrados, com leve domínio do Grêmio, que teve 52% de posse de bola e sete finalizações (duas certas). O Atlético finalizou três vezes.

O segundo tempo começou equilibrado. Aos 10 minutos, Claudinei tirou Nathan e colocou o lateral-esquerdo Sidcley na meia-direita. A mudança melhorou um pouco o meio-campo, mas não o suficiente. Aos 17, o Grêmio mudou, com a entrada de Fernandinho no lugar de Luan. Aos 23, o Atlético trocou um atacante por outro: saiu Dellatorre e entrou Mosquito.

Quando o jogo já parecia liquidado, o Grêmio surpreendeu, aos 46. Barcos recebeu lançamento na área, dominou no peito e chutou forte, fazendo 1 a 0.

No total dos 90 minutos, o Grêmio teve 56% de posse de bola e 14 finalizações (cinco certas). O Atlético finalizou nove vezes (duas certas).

O time paranaense repetiu novamente seu principal defeito na competição, acertando apenas 68% dos passes. O Grêmio, por exemplo, teve 75% nesse quesito.

GRÊMIO 1×0 ATLÉTICO
Grêmio: Marcelo Grohe; Matías Rodriguez, Pedro Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace (Giuliano), Matheus Biteco, Ramiro, Luan (Fernandinho) e Dudu (Lucas Coelho); Barcos. Técnico: Felipão
Atlético: Weverton; Mário Sérgio, Cleberson, Willian Rocha e Natanael; Deivid, João Paulo, Nathan (Sidcley) e Marcos Guilherme; Marcelo e Dellatorre (Mosquito). Técnico: Claudinei
Oliveira
Gol: Barcos (46-2º)
Cartões amarelos: Marcos Guilherme, João Paulo, Natanael (A). Ramiro, Geromel (G)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Marcelo invade a área e cruza rasteiro. Marcos Guilherme não aproveita na pequena área. A zaga corta.
19 – Marcelo divide com o zagueiro, avança até a meia-lua e chuta rasteiro. A bola vai ao lado do gol.
21 – Ramiro invade a área e chuta cruzado. Weverton espalma.
22 – Barcos domina no braço, tira Natanael da jogada e chuta ao lado, perto do gol.
27 – Depois de boa jogada do Grêmio, Luan chuta da entrada da área. A bola passa perto do ângulo.
36 – Natanael cruza da intermediária. Marcelo cabeceia muito perto, ao lado do gol.
43 – João Paulo bate escanteio. Dellatorre cabeceia no alto. Marcelo Grohe faz grande defesa.

Segundo tempo
4 – Barcos faz cruzamento rasteiro perigoso. Dudu tenta finalizar, mas não pega em cheio na bola.
5 – Marcos Guilherme arrisca de fora da área. A bola passa perto do ângulo.
13 – Cruzamento da direita. Giuliano cabeceia no centro. Weverton segura.
19 – Marcelo solta a bomba de longe. A bola raspa o travessão.
38 – Cruzamento da direita. Barcos recebe livre, mas erra o domínio e perde a bola.
43 – Zé Roberto invade a área e cruza rasteiro. Cleberson tira.
45 – João Paulo cobra falta e lança para a área. William Rocha fica livre, mas chuta fraco. O goleiro segura.
46 – Gol do Grêmio. Lançamento para a área. Barcos domina na área, gira e chuta forte.