Quase deu para o Coritiba sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (10), o time fez um gol-relâmpago e encaminhou um triunfo de 3 a 0 sobre a Chapecoense, no Couto Pereira, em Curitiba. Mas os demais resultados da rodada – que abria o returno do Brasileirão – não ajudaram os coxas-brancas.

Com o triunfo, o Coritiba foi a 20 pontos e subiu de 18º para 17º lugar. Só não houve êxito na missão de deixar a zona de degola porque o Palmeiras derrotou o Cricíuma e foi a 21 pontos. O Cricipúma ficou com 18, em 19º lugar. A Chapecoense aparece uma posição acima dos coxas-brancas, com 20 pontos, mas tem mais vitórias que a equipe paranaense – cinco a quatro.

Ao menos, a vitória dá folego na luta contra as últimas posições. O Coritiba, que habia a zona de rebaixamento desde a 4ª rodada, estava há três partidas sem marcar gol pelo Brasileirão. E não tinha feito nenhum gol em cima dos times catarinenses – que estão todos na corrida contra o descenso.

Na próxima rodada, o Coritiba enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. A partida está marcada para sábado (13), às 21 horas. O lateral Norberto e o zagueiro Welinton, que levaram o terceiro cartão amarelo, cumpre suspensão.

Jogo

Uma polêmica provocou o atraso do início do jogo. A torcida coxa-branca havia levado ao estádi oum banner gigante com a imagem do árbitro Wagner Reway — o mesmo do polêmico Flamengo 3 x 0 Coritiba, pela Copa do Brasil. Ele aparecia vestido com a camisa do Flamengo e, acima dele, os dizeres pênalti para nós. O árbitro do jogo no Couto Pereira, Devarly Lira do Rosario (ES), mandou tirar o bannes antes do jogo começar.

O jogo mal começou e o Coritiba abriu o placar. Eram 34 segundos quando uma bola chutada por Martinuccio se ofereceu para Robinho, na marca do pênalti, e ele mandou para dentro. Armado numa espécia de 4-2-2-2, o time paranaense dominava as ações. Saía com qualidade pelo meio e pelas pontas. Aos 13, Martinuccio aproveitou uma bola mal afastada pela defesa catarinense e acertou o canto direito, marcando 2 a 0.

Com a vantagem, o Coritiba passou a deixar a Chapecoense com a bola, para tomá-la e sair rápido ao ataque. Só que não fez mais gols, apesar do alto número de finalizações na etapa – apenas depois do segundo gol, foram cinco. Ao todo, o time paranaense arrematou dez vezes (seis certas) para chegar ao placar de 2 a 0. A Chapecoense teve apenas dois arremates. O time vinha jogando bem, mas faltava o gol. Hoje conseguimos o gol, falou o volante Rosinei.

Na etapa final, o Coritiba tentou manter o padrão de jogo. Mas esbarro em um time mais bem fechado, e isso deixou o jogo truncado. O técnico Marquinhos Santos mexeu no time aos 18 minutos, trocando Zé Eduardo por Joel. A proposta era a mesma – marcar na intermediária sair em velocidade – mas a execução das jogadas não saía a contento.

Até que, uma hora, o Coritiba acertou a jogada. Helder saiu da intermediária, com a bola dominada, e cruzou rasteiro para Joel ampliar. Com a vitória consolidada, o treinador ainda promoveu a estreia do centroavante Douglas, oriundo das categorias de base. Ele chegou a dar um chute com perigo. No fim, o time paranaense perdeu o zagueiro Welington, que se machucou, e encerrou a partida com 10 jogadores em campo.  

 

Coritiba 3 x 0 Chapecoense

Coritiba

Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Hélder, Rosinei, Robinho e Elber (Douglas); Martinuccio (Dudu) e Zé Eduardo (Joel). Técnico: Marquinhos Santos

Chapecoense

Danilo; Fabiano, Douglas Grolli, Jaílton e Enrique Meza; Wanderson (Camilo), Abuda, Dedé e Zezinho (Fabinho Alves); Tiago Luis (Leandro) e Bruno Rangel. Técnico: Celso Rodrigues.

Gols: Robinho (34s-1º), Martinuccio (13-1º), Joel (31-2º)

Cartões amarelos: Martinuccio, Norberto, Camilo, Fabiano, Welinton

Árbitro: Devarly Lira do Rosario (ES)

Renda: R$ 95.360

Público: 7.238 (pagante), 8.670 (total)

Local: Couto Pereira, quarta-feira

 

Lances do jogo

Primeiro tempo

33 segundos – Gol do Coritiba. Martinuccio chuta de fora da área. A bola desvia na zaga e cai na marca do pênalti. Robinho se antecipa a Grolli e fuzila à esquerda do goleiro

4 – Robinho cobra escanteio. Zé Eduardo desvia no primeiro pau e o goleiro faz grande defesa

12 – Após escanteio, Fabiano cabeceia por cima do gol

12 – Helder arremata de fora da área. Danilo pega

13 – Martinuccio recebe de Zé Eduardo e finaliza com efeito, de fora da área. Danilo faz boa defesa no ângulo e põe para escanteio.

13 – Gol do Coritiba. Robinho cobra escanteio, a zaga afasta mal e Martinuccio, na sobra, acerta o canto direito

19 – Welinton falha na entrada da área. Bruno Rangel fica com a bola e manda para fora

20 – Martinuccio domina a bola na ponta-direita, corta para o meio e bate a gol. Danilo faz boa defesa

26 – Robinho cobra falta para a área; Helder desvia pelo alto e Welinton, na pequena área, finaliza para fora

27 – Robinho bate escanteio e Leandro Almeida cabeceia por cima do gol

27 – Elber cai na área em disputa com Jaílton. O árbitro manda o jogo seguir

29 – Robinho recebe de Zé Eduardo, domina e chuta colocado A bola sai rente ao ângulo esquerdo

36 – Norberto cruza e Elber desvia de cabeça, sem força. A bola sai à direita do gol

38 – Fabiano chuta de longe. A bola fica fácil para Vanderlei defender

Segundo tempo

3 – Robinho cobra falta lateral. Ela vai direto a gol e obriga Danilo a uma boa defesa

13 – Elber arranca com a bola dominada, chega perto da área e bate a gol. Danilo pega

18 – Tigo Luís arrisca de longe e manda no canto direito. Vanderlei salta e póe para escanteio. Appos a cobranlça, Vanderlei afasta mal pelo alto e Tuago Luis manda por cima

23 – Camilo recebe de Fabinho e arremata por cima do gol

28 – Dudu recebe no bico da área, corta para o meio e bate a gol. A bola vai fraca e Danilo pega

31 – Gol do Coritiba. Helder avanlça com a bola dominada e cruza rasteiro. Joel toca de primeira e tira do goleiro

38 – Douglas arranca pela ponta-direita e bate forte, cruzado. Danilo espalma e a zaga afasta

41 – Leandro, caído na área, consegue finalizar no canto esquerdo. Vanderlei salta e faz grande defesa