O Banco Volkswagen, maior banco de montadora do país, apoia o Pequeno Príncipe, maior hospital do Brasil com exclusividade pediátrica, por meio do programa Família Participante. Além disso, a instituição também colabora com as melhorias do Centro Oncológico Pediátrico, pelo PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica). Com a conclusão das reformas, a capacidade de atendimento aos pacientes com câncer vai aumentar 20%.

Centro Oncológico

Serão incorporados dois novos leitos de TMO (Transplante de Medula Óssea), seis leitos de internação, e serão contratados mais profissionais para ampliar a equipe. Será possível ainda potencializar a capacitação desses profissionais por meio de intercâmbios internacionais. O benefício se traduz em 20% de melhoria em infraestrutura e qualidade na atenção à saúde ofertada pelo Hospital para as crianças com câncer.

Família Participante

O Família Participante é um serviço que garante a hospedagem e o acolhimento de familiares de pacientes com uma estrutura completa de acomodação, alimentação, higiene e acesso a serviços como Psicologia e Orientações.

De acordo com a diertora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro, a presença do familiar gerou uma redução de 50% no tempo médio de internação. Possibilitar que a criança ou o adolescente mantenham o vínculo com a família nesse período de hospitalização é fundamental para o seu tratamento e sua recuperação, ressalta. Ety lembra ainda que o programa custeia serviços não contemplados pelo SUS, como odontologia e psicologia, por exemplo.

É no 6º andar que funcionam áreas importantes como os setores de Psicologia e Educação e Cultura. Este último dedicado às atividades que garantem a continuidade da educação formal dos pacientes, por meio de professores do próprio hospital e das redes municipal e estadual. Ambos os departamentos são mantidos pelo programa no qual o Banco Volkswagen investe. A parceria rendeu ao Banco uma homenagem do Hospital, que batizará o andar com o nome da instituição em cerimônia de inauguração no dia 12 de setembro, sexta-feira.

Só no ano passado foram atendidos 2.312 pacientes no setor de Psicologia e cerca de três mil participaram das atividades realizadas pelo setor de Educação e Cultura – ambos localizados no 6º andar do hospital.

Localizado em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe atende aproximadamente 342 mil crianças por ano e destina 70% da sua capacidade para o SUS, além de ser referência em casos de média e alta complexidade. Em 2013 foram registrados 7.893 atendimentos ambulatoriais oncológicos, 2.722 sessões de quimioterapia e mais de 900 internações, além da realização de 19 transplantes de medula óssea.