Alex, 36 anos, é um dos maiores craques da história do futebol brasileiro. Um ídolo incontestável no Coritiba. Em 2014, faz uma boa temporada no aspecto individual. É o artilheiro da equipe na temporada, com oito gols – quatro no Brasileirão e quatro no Paranaense. No entanto, ainda não conseguiu usar seu talento para impulsionar o desempenho coletivo da equipe.

Os números revelam que o Coxa tem somado mais pontos sem Alex. No Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, foram 12 partidas com ele em campo e 14 pontos somados, o equivalente a 39% dos pontos disputados. Sem ele, o time conquistou 19 pontos em 13 jogos: aproveitamento de 49%.
As melhores atuações do Coritiba sem ele foram as vitórias por 3 a 0 sobre a Chapecoense e sobre o Flamengo. Com ele, os destaques foram as vitórias por 3 a 2 sobre o Grêmio e por 3 a 0 sobre o Goiás.
Separando os números das duas competições, a situação segue a mesma, com mais pontos para o time sem Alex.
Uma possível explicação para a diferença de desempenho pode estar na qualidade dos adversários. Quando teve Alex em campo, o Coxa enfrentou seis dos oito atuais primeiros colocados do Brasileirão (Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Corinthians, Sport e Atlético-MG). Sem o craque, o time só pegou um desses oito: o São Paulo.
Alex sofreu uma lesão na região lombar na semana passada e não tem previsão de retorno ao time. Ele segue em recuperação no departamento médico do Coritiba.