Dois agentes carcerários são mantidos reféns em uma rebelião da Penitenciaria Estadual de Piraquara (PEP 2), na Região Metropolitana de Curitiba desde às 15h. Pelo menos outras duas tentativas de rebelião em presídios do Paraná foram contidas pela Polícia Militar nesta sexta-feira (12) à tarde. As penitenciárias de Cascavel e Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, foram ocupadas pelo Batalhão de Choque da PM depois de princípios de tumulto, segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários. 

Em Piraquara, pelo menos 18 presos tomaram uma das galerias e renderam os agentes por volta das 15h. Outros presos também são mantidos reféns, mas o número não é confirmado pela Secretaria de Justiça nem sindicato dos funcionários. 

O governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, disse nesta sexta-feira (12) à tarde que a série de rebeliões nos últimos meses parece orquestrada. Já pedi investigação à Secretaria de Segurança Pública, a nossa Polícia Civil já está investigando o que está acontecendo nessas rebeliões, porque me parece que é algo orquestrado; rebeliões seguidas, e já tinha sido ouvido lá em Cascavel que seriam desencadeadas nos próximos dias mais três ou quatro rebeliões. Estamos atentos e a polícia já está em alerta, afirma.

O presidente do Sindarspen, Antony Jhonson afirma que o governador está ciente dos problemas. Ele sabe de tudo que está acontecendo e precisa tomar uma atitude, afirma.

Pelo menos 29 trabalhadores foram feitos reféns desde dezembro de 2013 em 19 rebeliões no Estado.