Treino fechado. Bico fechado. Meta fechada. O Coritiba enfrenta o Santos neste sábado (14), às 21 horas, sob o signo do silêncio. Tudo por causa das declarações de salários atrasados que eclodiram na quinta-feira (11), dois dias antes da partida marcada para a Vila Belmiro.

Na quinta-feira, o atacante Zé Eduardo expõs o atraso nos salários em postagens nas redes sociais. Para evitar mais barulho sobre o assunto, o clube fechou o treino programado para esta sexta-feira (12), no Couto Pereira. O diretor de futebol Anderson Barros confirmou o  débito e diz que vai tentar sanar os pagamentos.

Para piorar, há a questão do atacante Giancarlo. Reforço pedido pelo técnico Marquinhos Santos, ele era tido como jogador do Coritiba até esta sexta-feira (12), quando o diretor Anderson Barros desfez a negociação, numa situação controversa. Houve especulações de que havia um problema de saúde com o atacante, o que foi negado tanto pelo empresário dele quanto pelo clube. Barros se calou a respeito e o presidente Vilson Ribeiro de Andrade limitou-se a dizer que a situação será resolvida até segunda-feira (15).

As ocorrências extracampo quebraram o bom clima que vivia o Coritiba, após a vitória da última quarta-feira (10), de 3 a 0 sobre a Chapecoense. O triunfo quase o tirou da zona de rebaixamento – com 20 pontos, o time paranaense está em 17º, atrás da Chapecoense apenas nos critérios de desempate. Uma vitória neste sábado pode fazer os coxas-brancas subirem até três posições, dependendo dos demais resultados da 21ª rodada.

Para este sábado, Marquinhos Santos não poderá contar com o lateral Norberto e o zagueiro Welinton, suspensos, além do meia Alex (em recuperação). Ivan entra na lateral e Luccas Claro retomar o lugar na zaga. Elber, por fim, será mantido na linha de meio-de-campo. Com essa formação, a meta é triunfar – ou, na pior das hipóteses, manter a defesa sem levar gols, como aconteceu nos últimos três jogos do Coritiba no Brasileirão.

Adversário

O Santos tem 26 pontos e está em 10º lugar no Brasileirão, mas vive uma crise. Recentemente, demitiu o treinador – Oswaldo de Oliveira deu lugar a Enderson Moreira. Na última rodada, perdeu para o Sport por 3 a 1. E, nesta sexta-feira, a Vila Belmiro amanheceu pichada. Moreira tem três dúvidas para o jogo deste sábado: o zagueiro Edu Dracena, o volante Arouca e o atacante Thiago Ribeiro, todos com dores. Com isso, ele nem sequer confirmou se o time vai jogar com dois ou três atacantes. O consolo é que o atacante Robinho está de volta, após ter servido à seleção brasileira.

 

Santos x Coritiba

Santos

Aranha; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Zé Carlos; Arouca, Alison e Lucas Lima; Gabriel, Leandro Damião e Robinho. Técnico: Enderson Moreira.

Coritiba

Vanderlei; Ivan, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Helder, Rosinei, Robinho e Élber; Zé Eduardo e Martinuccio. Técnico: Marquinhos Santos

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Local: Estádio da Vila Belmiro, sábado, às 21 horas