O Paraná Clube venceu por 3 a 2 o Santa Cruz, neste sábado (dia 13) à tarde, na Vila Capanema, pela 22ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou na 12ª posição, com 29 pontos — nove acima da zona de rebaixamento e nove abaixo do G4. O Santa Cruz é o 11º, com 30 pontos.

Clique aqui para ver as fotos do jogo.

Na reestreia do técnico Ricardinho, o Paraná não tinha o zagueiro Gustavo, que foi para o Atlético-PR, e o centroavante Giancarlo, em negociação com o Coritiba. O novo treinador apostou em Anderson Rosa na zaga e no velocista Adaílton para o ataque.

Sem Gustavo para comandar a saída de bola, o Paraná sofreu para iniciar as jogadas. O meio-campo também não funcionou. Os três volantes (Edson Sitta centralizado, Marcos Serrato na esquerda e Lucas Otávio na direita) ficaram espalhados em campo e cederam espaços na marcação. Com a bola, eram facilmente marcados. O armador Lúcio Flávio ficou muito avançado e não conseguiu trabalhar em parceria com os volantes.

Com esse cenário, o Santa Cruz teve facilidade para dominar o primeiro tempo. E fez 1 a 0 já no segundo minuto de jogo. Julinho cruzou e Wescley, livre na área, tocou no canto. Marcos fez duas boas defesas e segurou o bom momento do time pernambucano.

Um dos poucos destaques do Paraná no primeiro tempo era Adaílton, que buscava resolver no drible e na força. E deu certo aos 43 minutos. Ele disparou em velocidade do círculo central e chutou da meia-lua, empatando em 1 a 1.

O Paraná voltou melhor para o segundo tempo, com o time mais compacto, e passou a controlar o jogo. No entanto, teve dificuldades para criar chances. Aos 21, o técnico Ricardinho deixou o time mais ofensivo, tirando o volante Marcos Serrato e colocando o meia-atacante Julio Cesar.

Já aos 22, o Santa Cruz fez 2 a 1. Bileu teve muito espaço para criar e tocou para Léo Gamalho, livre na área, completar. A reação foi imediata. Aos 23, o Paraná empatou. Julio Cesar cruzou e Tiago Alves cabeceou no canto. Foi o sexto dele na Série B. Agora é o artilheiro do time na competição, superando Gincarlo, que tem cinco.

O jogo ficou aberto, com boas chances para os dois times. As melhores, porém, eram para o Paraná. Aos 33, Edson Sitta saiu para a entrada de Jean, revelação das categorias de base. E foi Jean quem fez o gol da vitória, um golaço aliás. Aos 40 minutos, ele roubou a bola no meio-campo, avançou até a entrada da área e mandou no ângulo, no estilo finesse.

Edson Sitta e Lúcio Flávio levaram o terceiro cartão amarelo e ficarão suspensos no próximo jogo, terça-feira, contra o Ceará, na Vila Capanema.

PARANÁ 3 X 2 SANTA CRUZ
Paraná: Marcos; Chiquinho, Alisson, Anderson Rosa e Breno; Edson Sitta (Jean), Lucas Otávio, Marcos Serrato (Julio Cesar) e Lúcio Flávio; Tiago Alves (Ricardinho) e Adailton. Técnico: Ricardinho
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Tony, Marllon, Renan Fonseca e Julinho (Pingo); Sandro Manoel, Bileu (Everton), Wescley (Renatinho) e Natan; Keno e Léo Gamalho. Técnico: Sérgio Guedes
Gols: Wescley (2-1º), Adaílton (43-1º), Léo Gamalho (22-2º), Tiago Alves (23-2º) e Jean (40-2º)
Cartões amarelos: Renan Fonseca, Léo Gamalho, Tony, Pingo (SC). Edson Sitta, Lúcio Flávio, Tiago Alves, Alisson (P).
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Público: 4.842 pagantes (5.748 total)
Renda: R$ 86.690
Local: Estádio da Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Gol do Santa Cruz. Julinho chega à linha de fundo e cruza à meia altura. A bola atravessa a área e sobra limpa para Wescley, que toca no canto, com estilo.
4 – Julinho passa por Tiago Alves e Lucas Otávio. E chuta de fora da área. Marcos espalma no canto e manda para escanteio.
7 – Keno faz jogada individual, invade a área e tenta o toque na saída do goleiro. Marcos fecha o ângulo e espalma, salvando o Paraná.
32 – Tiago Alves prepara para cobrar falta e levantar a bola na área. Sandro Manoel dá um golpe de judô em Lúcio Flávio, dentro da área, e arranca fora a camisa do adversário. O árbitro nada marca.
42 – Léo Gamalho chuta de longe. Marcos defende.
43 – Gol do Paraná. Adaílton recebe no círculo centra, dispara ao ataque, dribla dois e chuta da meia-lua. Golaço!
45 – Léo Gamalho recebe bom passe em profundidade, tira Chiquinho da jogada e chuta cruzado. A bola vai na rede, pelo lado de fora.

Segundo tempo
13 – Adaílton dispara pela esquerda, invade a área e cruza com perigo. A defesa tira.
14 – Lúcio Flávio bate escanteio. Alisson cabeceia no alto. O goleiro segura.
22 – Gol do Santa Cruz. Falha geral de marcação. O Santa tem todo espaço para trocar passes.
23 – Gol do Paraná. Julio Cesar cruza da esquerda. Tiago Alves cabaceia no canto.
29 – Falta perto da área. Julinho bate no ângulo. Marcos espalma e a bola toca na trave.
40 – Gol do Paraná. Jean rouba a bola no meio-campo, avança até a entrada da área e mando no ângulo, no estilo finesse. Golaço.
43 – Everton chuta de longe. Marcos espalma.

44 – Pingo recebe na área e marca o gol. A arbitragem erra e anota impedimento.