Fanfarras de 20 escolas municipais participaram na manhã de domingo (14) do 4º Desfile Cívico Militar do Cajuru, organizado pela Prefeitura de Curitiba, através da Administração Regional do Cajuru, em comemoração à Semana da Pátria. Cerca de 1.300 estudantes se apresentaram em desfiles baseados no tema Diversidade Cultural do Brasil.

O prefeito Gustavo Fruet participou do evento e saudou toda a rede de educação municipal pela melhora de Curitiba em todos os indicadores na mais recente avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgada no dia 5 de setembro. Parabéns a todos que participam da educação em Curitiba, e também aos pais, pois este resultado obtido no Ideb foi conquistado com sua participação. Temos um desafio imenso na formação das nossas crianças e na prevenção das drogas, e este envolvimento das famílias é decisivo, afirmou.

Moradora há 20 anos do Cajuru, a procuradora Daiany Santos Soares participou pela primeira vez do evento para acompanhar o enteado, que desfilou pela Escola Municipal Elza Lerner. O desfile foi muito legal e importante, uma maneira de reunir as famílias e também mostrar o que as escolas da região estão fazendo pelos alunos, divulgar as coisas bonitas as crianças realizam, disse.

Foi muito emocionante. Representei uma índia, para mostrar a diversidade da população brasileira, contou Thainá Regina dos Santos, de 9 anos, da Escola Municipal Enéas Faria e participante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Iguaçu (Centro de Referência de Assistência Social), da Fundação de Ação Social (FAS). Nosso país é especial, não só por ser ‘gigante pela própria natureza’, mas também por sua imensa diversidade cultural. E é com este espírito que as crianças demonstraram todo seu patriotismo no desfile, disse a organizadora do desfile, Marciane Gaspareto Stella.

Também desfilaram os aluno das escolas Durival Britto e Silva, Wenceslau Braz, Vila Torres, CEI Bela Vista do Paraíso, Maria Clara Tesseroli, Papa João XXII, Michel Khury, Profª Maria De Lourdes Lamas Pegoraro, Irati, Eva da Silva, Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, Linneu Ferreira do Amaral, CEI Ritta Anna de Cássia, Pref. Omar Sabbag – E.I.E.F., Prof. João Macedo Filho, Ayrton Senna da Silva, Dona Lula, Professora Maria Marli Piovezan, Prof. Enéas Marques dos Santos, Donatilla Caron dos Anjos e Rachel Mader.

Participaram do evento a secretária municipal de Educação, Roberlayne Roballo, a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, o diretor da Guarda Municipal, Cláudio Frederico de Carvalho, o administrador regional do Cajuru, Francisco Caetano Martin, vereadores e o representante da 5ª Região Militar, Major Rodrigo de Araújo Lira Nascimento.

Esporte

Ainda na manhã de domingo, Fruet acompanhou a final do 6º Campeonato Regional do Cajuru de Veteranos, realizado no Parque Linear – Campo Trindade, no Cajuru.