Curitiba recebe, amanhã, o Eduexpo, maior feira de intercâmbio do mundo. A Feira Inteligente de Intercâmbio Eduexpo traz para a Capital 28 expositores representando dezenas de países, e deve receber centenas de interessados. O mercado de intercâmbio é um dos setores que mais cresce no País. A quantidade de estudantes que foi estudar em países estrangeiros passou de 34 mil em 2003 para 232 mil neste ano, um aumento no período de 683,6%. Os dados são de pesquisa da Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belte).
Entre as justificativas para esse aumento estão a facilidade com os países receptores, a maior quantidade de canais para obter o financiamento para intercâmbio, e a presença da classe C, que também está participando maciçamente das viagens nos últimos anos. Hoje, há opções de intercâmbio a partir de R$ 1.500 — incluindo hospedagem, transporte aéreo e curso por duas semanas — para aprender espanhol, por exemplo. Muitos estudantes de classes sociais mais baixas ainda conseguem bolsas, seja do governo brasileiro, ou dos governos receptores.

Até por isso, a projeção de crescimento do setor para os próximos anos é promissora. A expectativa é que nos próximos dois anos mais de 500 mil brasileiros busquem cursos no exterior nas áreas de graduação, pós-graduação e, principalmente, de línguas estrangeiras nos mais diversos países.
Hoje, os destinos preferidos dos intercambistas brasileiros são Canadá — que investe pesado para atrair o estudante brasileiro — Estados Unidos e Reino Unido, sobretudo para cursos de aprimoramento do inglês. Ainda há os países emergentes, que começam a ser descobertos pelos brasileiros, como Malta, África do Sul e a China.
Mas este interesse dos países no intercambista se justifica. O mercado movimenta bilhões no mundo. Só os negócios com passagens aéreas, hospedagem e cursos de brasileiros deve movimentar neste ano algo em torno de R$ 5 bilhões. O Canadá, por exemplo, recebeu no ano passado mais de 265 mil estudantes internacionais em 2012. No ano passado 30 mil brasileiros foram para o Canadá para cursos de curta a longa duração.
Eduexpo — A Feira Eduexpo acontece das 16 às 21 horas no Hotel Four Points by Sheraton Curitiba (Avenida Sete de Setembro, 4211). O evento é gratuito e oferece cursos de idiomas, high school, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA, cursos em escolas técnicas, além de trabalho e estágio remunerado. As inscrições devem ser feitas pelo site eduexpos.com/Sul.

Presente em mais de 25 países, o evento possibilita ao visitante ter contato direto com diretores e representantes das principais instituições de ensino do mundo, podendo, inclusive, iniciar as negociações do curso escolhido. Há opções para todos os interesses e bolsos.
A edição curitibana da Eduexpo já conta com 28 expositores confirmados de países como Austrália, Alemanha, Canadá, França, Irlanda, Itália, Malta, Nova Zelândia, Suíça, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha. Além de Curitiba, outras seis cidades receberão o evento neste ano — Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo e Recife.

Um diferencial da Eduexpo é o Aplicativo Inteligente que proporciona aos visitantes conferir, antecipadamente, tudo o que será oferecido no evento. De acordo com a diretora da Eduexpo, Daniela Ronchetti, o visitante poderá ver todos os expositores presentes na feira, e usar o sistema a seu favor para localizar os cursos que mais se identifica. O sistema mostrará a ele quais expositores tem mais compatibilidade com o que ele busca. Dessa forma, ele já sabe quais visitar primeiro. Poderá visualizar todo o roteiro de seminários do dia, explica Daniela. O aplicativo está disponível para Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play.