A dificuldade de reter talentos é uma realidade em várias áreas da economia. Depois de investir muito em treinamento, as organizações veem o dinheiro ir ralo abaixo sem conseguir estancar o turn-over. Mais do que os benefícios financeiros, hoje os profissionais buscam permanecer em empresas com possibilidades de ascensão. Essa foi a estratégia vencedora da Rede Atlantica, cujo programa de trainee capacita vários gestores ao ano. Em Curitiba, muitos colaboradores participaram do treinamento, que traz diversas novas habilidades exigidas pelo cargo de liderança.


Carreira em ascensão
Rodrigo Bassinelli ingressou na empresa aos 20 anos como aprendiz e sempre demonstrou vontade de aprender, passando por diversas funções nos três hotéis da rede em Curitiba. Fui mensageiro, auditor noturno, recepcionista, supervisor de recepção e gerente de serviços e operações, narra. Tanta dedicação chamou a atenção do seu gestor, que identificou seu potencial para um cargo de liderança. Reunindo pré-requisitos para integrar o Programa de Trainee da rede, Bassinelli contou com mentoring e passou por um treinamento que durou cerca de seis meses. Na capacitação gerencial, foram ministradas aulas online e presenciais em diversas áreas do conhecimento que envolvem a atividade hoteleira. Fiz toda minha formação hoteleira na Rede Atlantica e meu gestor na época identificou meu potencial. O programa me proporcionou formação em várias áreas, como financeira, recursos humanos, comercial, entre outras, conta ele. Tempos depois do programa de trainee, Bassinelli foi chamado para o cargo de gerente geral do Quality Hotel Curitiba, que assumiu há 11 meses.


Engajar pessoas
A gerente geral do Radisson Hotel Curitiba, Marcia Coelho, que tem origem como Controller na empresa, afirma que foi um desafio lidar com o público, já que antes tratava da área financeira com pouca interface com a área operacional. Sua primeira experiência como gestora foi no Quality Hotel Curitiba e há um ano assumiu a gerência geral do Radisson. Incentivar e engajar pessoas foi a maior missão à frente da gerência, conta ela.

Proporcionar visão global e valorizar os líderes
Atuando em hotelaria há mais de 20 anos e na Rede Atlantica há 14, o gerente geral do Four Points by Sheraton, Nilson Bernal, também colheu os frutos do programa de Trainee. Passou por vários cargos na área de controladoria, como caixa, escritura fiscal, analista de custos, contas a pagar e receber, faturamento, compras, caixa geral, auditor de receitas internas, entre outros. Segundo ele, que realizou o programa há dez anos, foi uma oportunidade de crescimento. Foi um momento de desenvolver a gestão como um todo, aponta.


Desafio no e-commerce
Além da área hoteleira, no ramo de e-commerce, o desafio é ainda maior devido à idade dos colaboradores dessa atividade. O Programa de Trainees da Cnova Brasil, empresa fruto da associação entre a Cdiscount e Nova Pontocom, é direcionado a jovens talentos que queiram se desenvolver no ritmo do e-commerce, gostem de desafios, busquem desenvolvimento e que possam colaborar com a estratégia de crescimento e expansão da empresa.


                       
Seleção rigorosa
Para garantir a retenção dos talentos, o processo seletivo é rigoroso e tem duração de quatro meses e inclui as etapas de seleção e triagem eletrônica dos currículos, testes e entrevistas online, painéis de negócios, entrevista com o diretor da área e com o presidente da empresa. O programa tem duração de um ano e é composto por seis meses de estágios em áreas estratégicas da empresa e seis meses de atuação na área ou projeto destino. A experiência adquirida durante o job rotation permite a visão do funcionamento da empresa como um todo e como cada área impacta a outra. Somos inseridos em um ambiente de muito dinamismo e oportunidades de crescimento profissional, adquirindo visão estratégica sobre o negócio, além do desenvolvimento de projetos e da rica convivência com os principais executivos de e-commerce do Brasil, afirma Karen Fukuoka, Trainee de Gestão de Processos.

 


Curtas

* O ISAE realiza nesta quarta-feira (dia 17) o evento Encontro Marcado. Na pauta, o case da Prefeitura de Curitiba nas mídias sociais. O evento acontece no Teatro Paiol e a entrada é 1 kg de alimento não perecível. Informações: (41) 3388-7817 ou e-mail [email protected]

* O site das CasasBahia.com.br está  com um hotsite especial para a comemoração do mês da Bíblia, celebrada no Brasil durante setembro. A iniciativa reúne, além de Bíblias Católicas, Evangélicas, e infanto-juvenis, outros títulos religiosos e tem frete gratuito para todo o Brasil (a partir de R$ 69,00).

* O CESAC PR (Centro de Estudos de Acupuntura no Paraná) está com inscrições abertas para a 21ª turma de Especialização em Acupuntura para Médicos. O início das aulas, com duração de um dois anos e meio, está marcado para o dia 18 de outubro. Informações: (41) 3027-6120 ou www.cesacpr.com.br

* Curso A Arte de Contar e Encantar ministrado pelo Instituto História Viva abre inscrições. Visa proporcionar aos participantes experiências interativas e dinâmicas na arte de contar histórias, com o intuito de fortalecer a segurança e aprimorar técnicas de storytelling. Próximas turmas: www.historiaviva.org.br (41) 3262-4733. Investimento: R$160,00 – incluso jaleco, crachá de contador de histórias, certificado e formatura.


 Frase:

Nosso país tem focos de miséria porque o hábito da leitura é medíocre. Precisamos da leitura para expandir a mente e alimentar o imaginário, berçário das futuras criações

(Roseli Bassi-Criadora e Diretora do Instituto História Viva)