MARINA GALEANO
SÃO PAULO, SP – União, foco e comprometimento são as principais armas do Palmeiras para se livrar da má fase, ao menos na opinião do volante Renato, 22, revelado nas categorias de base do clube alviverde.
“O caminho é união e companheirismo. Precisamos manter a cabeça boa. Só com o comprometimento de todos nós sairemos dessa”, disse o jogador nesta segunda-feira (15), em entrevista coletiva na Academia de Futebol.
“Fico triste pela posição em que a gente se encontra. O Palmeiras deveria brigar por coisas grandes. Se estivermos focados dentro de campo, a gente tem tudo para sair dessa situação”, acrescentou.
Com 21 pontos, os palmeirenses ocupam a 16º colocação do Brasileiro -têm a mesma pontuação do Criciúma, 17º, mas levam vantagem no número de vitórias (6 a 5).
Nas próximas rodadas, enfrentam Flamengo, Goiás, Vitória, Figueirense e Chapecoense, equipes que estão na parte intermediária da tabela ou também lutam contra o rebaixamento.
Para Renato, esses jogos têm um caráter decisivo e podem significar a recuperação do time no campeonato. Além disso, uma sequência de bons resultados seria fundamental para resgatar a confiança do elenco.
“A base de tudo no futebol é a confiança. Vencer uma ou duas partidas seguidas muda tudo. Você entra em campo mais tranquilo, confiante. Muda o espírito dos jogadores”, declarou.
CONSELHOS
Indicado por Marcos Assunção -ex-volante do Palmeiras que se destacou na segunda passagem de Felipão pelo clube, entre 2010 e 2012-, Renato estreou no profissional em 2013, quando Gilson Kleina era o treinador. Em 2014, já fez 22 jogos com a camisa alviverde.
Agora, nesse momento difícil do time, o jovem de 22 anos conta pedir conselhos para o jogador a quem chama de ídolo.
“Ele [Assunção] me diz que nessas horas tem que manter a cabeça boa, estar tranquilo. Com a cabeça boa, você consegue desenvolver um bom trabalho.”