O número de candidatos ao governo do Estado nas eleições deste ano levou duas emissoras de televisão a cancelar os debates programados para o último mês de campanha antes do primeiro turno. A RIC TV Record e a Rede Massa (SBT) consideram o debate entre oito candidatos improdutivo e não devem realizar o evento. A equipe de programação da RPC TV, afiliada da Rede Globo, se reuniu ontem à tarde para decidir se a emissora faria o debate. 

O diretor de jornalismo da RPC Wilson Serra adiantou que o último debate antes do primeiro turno está garantido e marcado para o dia 30 de setembro – cinco dias antes das eleições. Porém, a organização ainda tenta convencer os nanicos a desistirem de participar. O candidato Rodrigo Tomazini (PSTU) já foi excluído porque o partido dele não tem representatividade na Câmara Federal e a legislação permite que ele não seja convidado.
A RPC TV ainda vai propor que pelo menos três candidatos desistam do debate para tornar o programa mais dinâmico. Porém, o diretor de jornalismo da RPC TV Wilson Serra acredita que nenhum candidato deve abrir mão da oportunidade. Vamos propor – para quem não quiser participar – entrevista ao vivo, mas não acredito nisso; pela sondagem todos vão querer (participar do debate), conta. O diretor da emissora afirma que o debate perde qualidade com sete candidatos. Nós temos três candidatos em condições de chegar ao segundo turno; com sete o debate vira uma assembleia, brinca.
Ele também contesta a obrigatoriedade de convidar todos os candidatos com representatividade. Lei foi feita para ser cumprida, mas tratar os desiguais com igualdade é desigual; se nem na propaganda gratuita eles tem o mesmo espaço, por que devem ter no debate?, questiona. Depois da reunião marcada com os assessores dos candidatos menores, a RPC deve divulgar uma nota oficial com os nomes dos participantes.
Já a RIC TV Record, segunda emissora em audiência no Paraná, cancelou o encontro entre os candidatos, marcado para o dia 26 de setembro. Depois de uma reunião dos organizadores com os assessores das campanhas na quinta-feira passada, a RIC decidiu cancelar o evento. Como a legislação eleitoral impede que as emissoras escolham os candidatos, a emissora propôs que pelo menos três deles desistissem de participar. Em troca, a direção da TV ofereceu espaço em outros programas jornalísticos.
Irredutíveis — Os nanicos persistiram no debate com oito candidatos e a RIC cancelou o evento na última sexta-feira. O diretor de conteúdo da Record em Curitiba, José Nascimento, lamenta a postura irredutível dos candidatos e afirma que a emissora assume grande responsabilidade ao realizar um debate e não pode proporcionar um evento evasivo. Nascimento reconhece que o debate é um dos pontos altos da cobertura de uma eleição. No caso da RIC TV Record, a decisão da não realização se deve a dois fatores principais: estamos fazendo em todos os nossos veículos uma ampla abrangente imparcial cobertura – entre os destaques está a sabatina realizada na Universidade Positivo que é um marco para as eleições paranaenses – e o segundo ponto que nos fez abrir mão do debate é que num prazo tão curto de tempo, e com oito candidatos, não entendemos que não teríamos condições de fazer um evento produtivo, elucidativo e que contemplasse todas as partes envolvidas num processo como esse, lamenta. O diretor afirma que o debate eleitoral precisa compor um conjunto de fatores para chegar ao objetivo comum. As partes envolvidas são a emissora, com audiência e qualidade, os próprios candidatos e, acima de tudo, os telespectadores/eleitores que merecem e precisam de um debate de alto nível. Com sete ou oito candidatos não teríamos condição de ter a premissa contemplada, finaliza.