Um dos líderes nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile prometeu protestos diários da entidade em frente à Petrobras caso Marina Silva (PSB) seja eleita presidente da República. Apesar de presente ao ato político em defesa da candidatura da presidente e postulante à reeleição, Dilma Rousseff, o economista, mesmo lado a lado no palco com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criticou também o governo federal.
A `dona Marina’ que se invente de colocar a mão na Petrobras, que voltaremos aqui todos os dias (em protesto), afirmou Stedile, que se referiu à Marina como aquela candidata que recua todo dia. Quem aqui deixa se enganar por ela? Ela quer ou não quer entregar o pré-sal?, afirmou o líder do MST, que discursou minutos antes de Lula. Em maio, o economista já havia também profetizado contra a vitória do candidato do PSDB: Só espero que não ganhe o Aécio Neves, porque aí seria uma guerra
O gaúcho também lançou uma crítica direta ao leilão da área de Libra, realizado em outubro de 2013 e defendido amplamente por Dilma. Queremos que pare a terceirização, que parem os leilões Logo depois, entretanto, Stedile fez campanha para a presidente: Temos de voltar a eleger a companheira Dilma, que é a única capaz de defender o pré-sal.
Historicamente, Stedile adota uma postura de morde e assopra com o PT. Em abril de 2012, por exemplo, criticou a paralisação da reforma agrária entre o fim do governo Lula.