VALDO CRUZ E TONI SCIARRETA
BRASÍLIA, DF, E SÃO PAULO, SP – Em sua estratégia de reaproximação do setor empresarial para tentar reduzir resistências à candidatura da presidente Dilma Rousseff, o ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou nesta segunda-feira (15) a extensão para toda indústria da redução da alíquota de Imposto de Renda de 34% para 25% sobre lucros no exterior de empresas brasileiras.
A redução já valia para alimentos, bebidas e construção civil.
A medida era reivindicada pela indústria, que reclamava da decisão da Receita Federal de tributar em 34% os lucros obtidos por subsidiárias no exterior. Ela acabava tirando competitividade das empresas nacionais com atuação lá fora.
“Na prática, é um equilíbrio ente empresas brasileiras e estrangeiras”, disse Mantega.
Para o ministro, a medida ajuda a manter a competitividade da indústria brasileira no exterior em relação às rivais internacionais, que tem financiamento com juros menores.
EXPORTAÇÃO
Ele confirmou ainda que, no próximo ano, o programa de estímulos às exportações, o Reintegra, terá alíquota de 3%. Este mecanismo devolve aos exportadores um percentual de suas vendas no exterior.
A medida tem como objetivo dar mais competitividade às exportações brasileiras e compensar eventuais valorizações do real.