O Coritiba tem dois jogadores na lista dos dez melhores do índice WhoScored, site inglês especializado em estatísticas. O zagueiro Welinton é o oitavo colocado, com média 7,32, e o meia Alex, o décimo, com 7,31.

Para atribuir a nota a cada jogo, o WhoScored utiliza pelo menos 21 estatísticas, como gols, assistências, passes, passes para finalização, lançamentos, cruzamentos, inversões de jogo, impedimentos, finalizações, bolas perdidas, dribles, desarmes, interceptações, rebatidas, bloqueios, faltas (cometidas e sofridas), cartões (amarelos e vermelhos), duelos aéreos vencidos e dribles sofridos.

Os melhores do Brasileirão até agora são o meia Everton Ribeiro (Cruzeiro), com 7,64, o zagueiro Jailton (Chapecoense), com 7,48, e o meia Ricardo Goular (Cruzeiro), com 7,41.

A explicação para a boa nota de Alex está nos números. Ele é o artileiro da equipe (quatro gols) e líder em chutes a gol (média de 2,5 por jogo), passes para finalizações (2,7) e cruzamentos certos (1,6). É o segundo do time em assistências, com duas. O líder é Carlinhos, com três. Alex também é o quinto do time em faltas sofridas (média de duas por jogo).

Welinton é o melhor do Coritiba em três estatísticas defensiva: rebatidas (média de 3,6 por jogo), interceptações (4,1) e duelos aéreos vencidos (2,9). Também é o terceiro melhor em lançamentos certos (3,6) e o quinto em desarmes (2,7).

O WhoScored acompanha os dez principais campeonatos nacionais do mundo e atribuiu notas a cada jogo. Para se ter uma ideia de como as notas do site retratam o futebol, a seleção do site para o último campeonato espanhol (2013/14) teve a seguinte formação: Keylor Navas (Levante); Daniel Alves (Barcelona), Godín (Atlético de Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid); Gabi (Atlético de Madrid), Rakitic (Sevilla), Bale (Real Madrid) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid); Vela (Real Sociedad) e Messi (Barcelona).

No Couto

Atletiba
O Atletiba no Couto Pereira mudou de 2 de outubro, uma quinta-feira, para 4 de outubro, um sábado. O presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, contou que pediu a modificação. A CBF entendeu que o horário de quinta-feira é ruim para um clássico deste tamanho, seja pela violência e até mesmo audiência, disse à rádio Banda B.

Alex

O meia Alex está recuperado de lesão na região lombar e pode voltar a jogar amanhã, contra o São Paulo, no Couto Pereira. O lateral-direito Norberto e o zagueiro Welinton, que cumpriram suspensão contra o Santos, voltam ao time. O meia-atacante Martinuccio, que desfalcou o time contra o Santos, segue como dúvida. A provável escalação para amanhã é Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Helder, Rosinei, Robinho, Alex e Elber; Zé Love.
O atacante Giancarlo, do Paraná, não será mais contratado pelo Coritiba. A negociação foi descartada.