SÃO PAULO, SP – O Parlamento ucraniano aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que garante maior autonomia para as regiões separatistas pró-Rússia do leste do país e prevê eleições locais em 7 de dezembro.
Os deputados também aprovaram um projeto de lei de anistia, sob certas condições, para os combatentes envolvidos no conflito no leste da Ucrânia, onde um cessar-fogo entrou em vigor no dia 5 de setembro.
O projeto de lei sobre um “estatuto especial” às regiões de Donetsk e Lugansk compreende a instauração de um governo autônomo provisório de três anos a partir da adoção do texto.
O projeto de lei foi aprovado com 277 votos a favor no Parlamento.
Kiev afirma que estas propostas abrem caminho para uma descentralização, garantindo “a soberania, a integridade territorial e a independência” da Ucrânia.
Os separatistas já anunciaram, porém, que rejeitariam a oferta de Kiev para mais autonomia e que exigiriam a independência.
CONFLITO
Apesar do cessar-fogo, nos últimos dias continuaram sendo ouvidos em Donetsk disparos de artilharia.
A prefeitura de Donetsk anunciou que três pessoas morreram na segunda-feira e cinco ficaram feridas na cidade, enquanto outra morreu em Makivka, uma cidade próxima.
O conflito entre os separatistas e as forças ucranianas já deixou mais de 2.700 mortos.