O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) realizará nesta quinta-feira (18), às 14h, em Curitiba, uma Operação de Fiscalização Especializada (OFE) com visitas a canteiros de grandes obras de construção civil no Estado, para verificar se há o acompanhamento da aplicação das normas e leis vigentes exigidas a respeito dos equipamentos de transporte, bem como as questões relativas à segurança dos trabalhadores envolvidos na sua operação.

A utilização dos equipamentos de transporte de cargas e pessoas na construção civil surgiu como uma solução para movimentar grandes cargas como no caso de pré-moldados, estruturas metálicas e outros elementos de grandes dimensão e massa. Dessa forma, o equipamento de transporte faz parte do grupo de ferramentas indispensáveis para uma obra bem estruturada, principalmente as de grandes proporções. Entretanto, o uso desta tecnologia carrega consigo grandes riscos aos trabalhadores nos canteiros de obras e também à população que trafega ao redor dessas construções, alerta a gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREA-PR, Vanessa Moura. Estes riscos devem ser eliminados ou reduzidos com a ação de um profissional habilitado e registrado no Conselho, completa.

No entanto, o benefício que uma grua apresenta na movimentação de grandes cargas – como agilidade e consequente redução no prazo de execução da obra –, pode se tornar um grande risco se ela não for operada de maneira correta, ou caso o equipamento não apresente um plano de manutenção adequado.

Mesclando todos os benefícios da utilização dos equipamentos de transporte, com a prevenção dos riscos que surgem desse uso, a atuação dos profissionais qualificados das áreas tecnológicas é essencial para o bom funcionamento da obra, diz Vanessa. São os responsáveis técnicos pelo equipamento que deverão ter uma série de informações quanto à fabricação, montagem, instalação, operação e manutenção, além dos quesitos referentes à segurança operacional e dos trabalhadores, acrescenta, lembrando que é imprescindível a elaboração de planos de acompanhamento diário e de manutenção elaborados por profissionais das modalidades da Engenharia, Mecânica, Elétrica, Civil e Segurança do Trabalho. A OFE será realizada na semana de 15 a 19 de setembro em Curitiba, Maringá, Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu. Em Curitiba, a ação acontece na Rua Belém, 280.