SÃO PAULO, SP – Um tribunal na Alemanha cancelou nesta terça-feira (16) a proibição que impedia o funcionamento do serviço de caronas pagas oferecido pelo Uber no país. O UberPop, alternativa barata da empresa, havia sido banido no começo do mês por um tribunal de Frankfurt até que uma audiência com reguladores fosse realizada. Em caso de desobediência, o Uber seria multado em 250 mil euros (R$ 738 mil) por corrida.

Em nota, o sindicato de táxis alemão Taxi Deutschland, que moveu a ação contra o Uber, disse que vai continuar lutando contra o serviço. “A indústria de táxi aceita concorrentes dentro da lei. E o Uber não se encaixa nisso.” Segundo o tribunal de Frankfurt, o UberPop infringe a lei que rege o transporte de passageiros na Alemanha, pois seus motoristas não possuem licença e as caronas custam além do preço de operação da viagem -o Uber fica com uma parcela do pagamento do passageiro.

A decisão não fez a start-up americana cessar suas operações no país, no entanto. Ainda segundo o Uber, logo depois da proibição, os registros no aplicativo cresceram de 228% a 590% nas cinco cidades alemãs onde está disponível.

POLÊMICAS

Presente em mais de 205 cidades e 45 países, o Uber chegou ao Brasil em julho e rapidamente se tornou alvo de críticas e polêmicas, especialmente de taxistas. Assim como praticamente em todos os outros territórios em que foi lançado. Na capital paulista, o serviço foi considerado meio transporte ilegal. Segundo a Prefeitura, os carros do app são táxis clandestinos. Em defesa, o Uber afirma que é empresa de tecnologia -e não de táxi-, tendo como função conectar motoristas a passageiros.