SÃO PAULO, SP – O grupo Authors United, que inclui escritores do porte de Donna Tartt, Stephen King e Malcolm Gladwell, divulgou uma carta escrita à loja virtual de livros Amazon, associando a empresa ao que chama de “passado feio” de dificultar vendas de livros.
A Amazon e a editora Hachette estão numa disputa há seis meses pelo preço dos e-books.
A contenda levou a Amazon a adiar o envio de livros da Hachette, recusar pedidos de pré-venda e aplicar outras práticas que pressionem a editora ao afetar suas vendas.
Na carta, divulgada pelo grupo na segunda-feira (15), os autores afirmam que as táticas da empresa derrubaram as vendas da Hachette em pelo menos 50%.
O grupo recusa o que disse o vice-presidente sênior da empresa, Russell Grandinetti. Segundo ele, a Amazon foi “forçada” a adotar essa postura porque a Hachette “se recusou a negociar”.
“Como uma das maiores corporações do mundo, a Amazon não foi ‘forçada’ a fazer nada. Isso é um fato óbvio. Todos temos escolhas”, diz a mensagem do Authors United.
“A Amazon escolheu envolver os 2.500 escritores da Hachette e seus livros. Ela poderia acabar com essas sanções amanhã e continuar a negociar. A Amazon está minando a capacidade desses escritores de sustentarem suas famílias, pagarem seus aluguéis e bancarem a educação de seus filhos. Gostaríamos de enfatizar que nós, na maioria, não somos autores da Hachette. Nossa preocupação está fundamentada nos princípios, e não em nossos interesses pessoais.”
A mensagem é endereçada aos dez membros da diretoria da Amazon. Os escritores dizem achar “difícil” que todos eles concordem com o boicote à Hachette.
Os cerca de 1.100 escritores associados ao Authors United têm até quarta-feira (17) para assinarem a carta. Ela será oficialmente enviada depois disso.