HELOÍSA BRENHA
SÃO PAULO, SP – O delegado do 3º DP (Campos Elísios) Jacques Ezenbaum disse que foram encontrados 12 coquetéis-molotov dentro do prédio onde na manhã desta terça-feira (16) a Polícia Militar cumpriu uma reintegração de posse.
A retomada do edifício, ocupado por sem-teto da FLM (Frente de Luta por Moradia) foi marcada por uma intensa confusão na região da avenida São João, na região central de São Paulo.
De acordo com ele, foram detidas cerca de 80 pessoas que permaneceram dentro da ocupação após a ordem de despejo. Elas foram fichadas, liberadas e devem ser indiciadas por esbulho (invasão de propriedade alheia).
Ezenbaum mostrou o material apreendido à reportagem, mas proibiu fotografias. Havia 12 garrafas tipo “longneck” com estopas. Não foi possível identificar se havia algum líquido dentro dos frascos.
INDICIADOS
Entre os cerca de 80 detidos, dois jovens serão indiciados por lesão corporal contra dois policiais.
Adriano Santos, 22, e André Andro, 26, são acusados de disparar rojões contra os PMs, segundo a advogada Juliana Avanci.
“Eles estão aqui como suspeitos enquanto deveriam estar como vítimas. Eu estava ao lado deles quando os policiais os renderam na rua, em meio ao tumulto. Eles apanharam de cassetete: um teve um corte no rosto, o outro está com o braço quebrado”.
A reportagem presenciou a entrada dos jovens na delegacia. Um tinha o braço enfaixado, o outro tinha um curativo no rosto.
Segundo o delegado, eles devem ser liberados, mas responderão por lesão aos policiais. Um dos PMs teve a perna quebrada, segundo Ezenbaum.