SÃO PAULO, SP – Um homem de 67 anos abriu fogo nesta terça (16) em um tribunal de Copenhague (Dinamarca), matando um advogado e ferindo gravemente o pai de seu neto, de 3 anos de idade. O crime, segundo autoridades locais, está relacionado a uma disputa de custódia. As vítimas são um advogado de 57 anos e seu cliente, um homem de 31 anos que estava em uma batalha de custódia com a filha do atirador.

O atirador foi preso nas proximidades do tribunal, e a polícia apreendeu o rifle usado no ataque. “É uma tragédia familiar, não um ataque contra o tribunal ou contra o sistema legal”, disse Soeren Axelsen, chefe do Tribunal de Copenhague.

As autoridades não informaram os nomes dos envolvidos. O pai da criança foi levado para um hospital com ferimentos graves, mas, segundo a polícia, ele não corria risco de morte. O advogado morreu logo após ser atingido. A segurança é normalmente limitada em tribunais dinamarqueses, exceto para sessões relacionadas a terrorismo, a quadrilhas criminosas e a casos de alta segurança, onde todos, à exceção de advogados e juízes, passam por detectores de metal.